19 dezembro 2015

Nas Telas: Filme "A Esperança - O Final"


Olá Skyscrapers!

No mês de novembro, os jogos oficialmente chegaram ao fim, e hoje vim trazer a minha análise do último filme dessa impactante saga que é Jogos Vorazes.
Aviso: esse é o quarto filme de uma série, portanto sua crítica pode conter spoilers. 
Você pode ver a resenha em vídeo:


Ou em post escrito:

Aviso: Filme não recomendado para menores de 14 anos.
Nome: A Esperança - O Final (Saga Jogos Vorazes - Filme 4)
Sinopse: Ainda se recuperando do choque de ver Peeta contra si, Katniss Everdeen é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin. Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow. Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale, Finnick, Cressida, Pollux e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe.
Dirigido Por: Francis Lawrence
Com: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman e Jeffrey Wright.
Gênero: Aventura , Ficção científica , Guerra


O filme começa no exato momento onde a parte 1 termina: com o ataque de Peeta à Katniss, e todos tendo que lidar com as sequelas da "lavagem cerebral" realizada pelo presidente Snow no padeiro. Esse evento não só quase causou a morte da nossa protagonista como também fez a mesma repensar no seu papel em toda essa revolução.

Katniss continua sendo o rosto da revolução e está tentando conquistar simpatizantes dos distritos restantes. Mas tem uma coisa que o Tordo pretende realizar com ou sem ajuda, e sem o consenso de seus líderes: matar Snow. Devido a isso, Katniss vai contra as ordens que foram dadas de ficar resguardada pela sua imagem e dá um jeito de se juntar ao grupo e partir para a Capital.

Grupos divididos, equipamento preparado e que a invasão comece! May the odds be ever in your favor.



Confesso que me decepcionei um pouco com o filme, mas não pela história em si, e sim porque acabei colocando expectativa demais nele. Vi muitos comentários dizendo que ele se igualava ao primeiro, então imaginei um filme cheio de drama psicológico, que realmente alcançou o que eu esperava, e ação, que foi a parte que acabei me decepcionando. Os filmes podem ser comparados, mas em seu impacto.

Porém, mesmo não sendo muitas, as cenas de ação foram super bem feitas e realmente te prendem. Todos os pontos abertos durante toda a história que acompanhamos são fechados de forma natural, a pesar dos contratempos que quem acompanhou o backstage sabe que tiveram - mas se não sabe eu conto pra você: o ator que interpreta Plutarch , Philip Seymour Hoffman, morreu durante as filmagens, e tiveram que mudar várias cenas e colocar ele de maneira digitalizada em outras.


Outra coisa que podemos comparar com o restante da saga é que essa revolução e invasão se assemelha muito aos Jogos Vorazes, podendo ser visto como mais uma versão dele.

Todo o universo de Suzanne Collins seguiu a mesma linha e a construção dos personagens, em parte lutando e em parte em conflito interior, está perfeita, não consigo imaginar forma melhor de retratar.

Em contrapartida, o filme é bem previsível, existem vários acontecimentos que logo de cara já podemos imaginar, até mesmo a reviravolta que deveria ter próxima ao final não acontece, pois todos já estavam esperando - nem li o livro ainda, hein, estou falando somente da história do filme mesmo.


As atuações estão ótimas, Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson se destacam, entram nas personagens e fazem você realmente sentir tudo o que os personagens estão sentindo, você sente os conflitos internos de cada um deles. Os outros atores também, todo o elenco foi muito bom, mas esses dois foram os que tiveram maior abertura e visibilidade, e cumpriram muito bem com seus papeis.

Não achei o formato 3D muito bom, houveram muitas cenas que não foram bem aproveitadas e outras que usaram demais da técnica 2D, o que fez o 3D indiferente.

Outro ponto importante da história é que aqui não existem personagens perfeitos: eles começam cheios de defeitos e terminam da mesma forma. Claro que existe a evolução de cada um, mas o que quero dizer é que não são personagens somente para se inspirar, mas também para se identificar. São personagens que poderiam existir. E o que chama ainda mais atenção é que foi exatamente nisso que o filme focou, não somente na guerra em si, mas nas reações de cada um dos personagens, protagonistas ou antagonistas.


E quanto ao epílogo, apesar de ser um final satisfatório e justo para a história, ficou muito diferente do formato do filme. Gostei muito, mas sei lá, senti que faltou algo.

A história é bem escrita e cativante e, ainda que seja uma distopia, abrange um tema universal e atemporal, sendo atrativa para todas as idades.

Queria, mas não consegui dar nota 5... Não somente pelo final, mas não tive aquela sensação de "uau" , entendem? Não sei se pela expectativa que coloquei e acabei me decepcionando, mas sei lá... Se fosse no começo de minhas resenhas com certeza as cinco patinhas estariam aqui, mas ficou aquela sensação de que falta algo, de que precisava de algo a mais. Mas 4 está ótimo, e o filme realmente me cativou.


Nem preciso falar que amei e que recomendo para todos vocês, né? Mas ó: sem esperanças de um filme recheado de ação, okay? Pra não acabar se decepcionando. Quando assistirem, contem aqui pra mim o que vocês acharam, ta bom? Deixo vocês com o trailer.

~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário