23 janeiro 2016

Resenha: O Exorcista


Olá skyscrapers!

Hoje eu trouxe para vocês a resenha de um livro que me surpreendeu muito, de um gênero que eu adoro mas que tem uma capa muito feia: O Exorcista! Tá, nem todas as capas são feias, mas a que eu tenho é. Eu mostrei ela no vídeo, que vocês podem ver logo abaixo.


E para ver o post escrito é só continuar lendo:

Nome: O Exorcista
Autor: William Peter Blatty
Páginas: 348
Editora: Europa-América
Sinopse: Nos Estados Unidos da América, algo muito estranho acontece. Atingida por uma doença que os melhores especialistas não conseguem descobrir, uma criança caminha para a morte, semeando a destruição à sua volta, ao mesmo tempo que se vai apagando numa agonia atroz.








O Exorcista conta a história da famosa atriz Chris MacNeil e de sua filha Regan, que tem 12 anos. Regan conta que costuma brincar com um tabuleiro Ouija que ela encontrou e que fez um amigo, mas Chris não dá muita importância, afinal, crianças brincam com tudo e tem amigos imaginários, não é mesmo?

Porém, coisas estranhas começam a acontecer, Regan vai ficando cada vez mais doente, e os médicos não conseguem achar uma explicação nem nada que traga alguma melhora à menina. Devido a isso, Chris acaba se lembrando do "amigo" de Regan e começa a pesquisar sobre o assunto. Confusa e sem saber o que fazer, ela recorre a um padre jesuíta chamado Damien Karras com o intuito de descobrir o que está acontecendo com a sua filha.
O oculto é algo diferente. Eu me mantive longe disso. Acredito que mexer com ele pode ser perigoso. E isso inclui mexer num tabuleiro Ouija.
O Exorcista é um livro diferente... Não existe muito suspense, o que tem que acontecer acontece e pronto, mas mesmo assim você fica super curioso e ele consegue mexer com o seu psicológico, fazendo você acreditar no que ele está contando, mostrando todos os fatos, e depois te faz mudar de ideia em poucas cenas novamente, literalmente brincando com o leitor também.

Ele é narrado em terceira pessoa, mostrando o ponto de vista de todos os personagens, em especial de Chris e Karras. E as descrições que ele dá são bem realistas, então você facilmente se imagina assistindo todas as cenas, o que torna tudo bem mais impactante e... nojento.
Alguma vez você já pensou em morrer? (...) Já pensou nisso Burke? No que isso significa? Quero dizer, no que significa mesmo?
Sim, O Exorcista é um livro extremamente nojento. E eu que gosto de ler um pouco antes de almoçar tive que perder esse hábito por um tempo, porque ele me enjoava. Tudo que acontece é muito explicito, desde o desespero até os atos de violência que acontecem com as personagens. Quem já viu o filme tem um belo vislumbre do que eu estou querendo dizer, mas não sei, mesmo a adaptação sendo muito boa, no livro foi tudo muito mais intenso, pelo menos pra mim.

Mesmo nas cenas mais brandas, o clima do livro está tenso. Isso se deve ao fato de toda a atmosfera criada para a história estar sombria. Nos momentos de calma, mesmo sem dizer nada sobre o assunto no livro, o leitor fica impaciente, porque parece que tem alguma coisa errada, que está sendo preparada uma coisa horrível para acontecer.
Que ótimo dia para um exorcismo!
A história te prende de tal forma que, quando você não está lendo, você tenta desvendar todos os questionamentos que o narrador "jogou" em você nas páginas que se passaram. Como eu já disse, o escritor soube usar muito bem essa parte do terror psicológico e consegue realmente entrar em sua mente e fazer você acreditar no que ele quer que você acredite naquele momento.

O livro também tem vários questionamentos sobre a fé, ele tenta passar uma lição de fé, que é inserida de uma forma branda e que você nem percebe direito. Além de todas as dúvidas, lutas e essas coisas a que somos apresentados,  ele tenta mostrar que não é o corpo que realmente importa, e sim o espírito.
Se eu estou certa, talvez a ponte entre os dois mundos seja o que você mesma acabou de mencionar, o subconsciente. Só sei que coisas parecem acontecer. E, minha querida, há hospícios no mundo todo repletos de pessoas que mexeram com o oculto.
Fiquei em dúvida ao dar a nota, mas acabei optando por 4 porque, apesar de eu ter gostado muito do livro, eu ando tendo muita dificuldade de dar a nota máxima. Não sei, acho que estou ficando mais crítica, mas eu senti que faltou alguma coisa, sabe? O livro é ótimo, eu recomendo demais, mas sinto que ele poderia sim ser melhor. Então é isso, nota 4 porque ele poderia ser melhor, mas é um livro realmente muito bom e recomendo pra quem gosta do gênero, afinal, não é a toa que ele se tornou um clássico, não é mesmo?

Espero que tenham gostado da resenha e se lerem o livro me contem o que acharam. Até semana que vem.

~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário