06 julho 2015

Versus: A Menina que Roubava Livros - LivroxFilme


Olá skyscrapers!

Hoje eu vim trazer o versus de "A Menina que Roubava Livros". Pelas minhas resenhas (clique aqui para ver a resenha do livro e clique aqui para ver a crítica do filme) já da pra perceber que existe grande diferença entre eles, mas aqui vou listar as principais diferentes, e as que mais me incomodaram. 

O post conterá spoilers, sua maioria do livro, mas terão um aviso antes. Se você quiser ler a postagem mesmo assim pode, sem problemas, mas fiquem atentos aos avisos se não quiserem essas "prévias".

O principal intuito disso é fazer uma crítica da adaptação cinematográfica dos livros, se ela é boa ou não e se é fiel ou não ao livro. Dito isso vamos à crítica.


Vou começar falando da história em si: no livro, a história está muito mais completa. Claro que no livro sempre tem coisas a mais do que no filme, mas houveram cenas do filme que era pra você ter um tipo de reação que, se você não leu o livro, você não tem. Ficou informação faltando, informação que era pra ter na história do filme. Vou dar um exemplo (e, se não quer spoiler, pule o próximo parágrafo):

Quando Max fica doente, e Liesel lê para ele, vendo o filme você não tem tanto apego assim por eles e pela amizade deles, você não sente o que está acontecendo com ela para querer ler para ele, porque não tivemos cenas de amizade antes. Não teve a amizade de Liesel e Max, só tem seus pais abrigando o judeu. Ao assistir, você até sente que ela se apega a ele porque era quem estava lá no momento, e não é bem assim. Também quando ela o procura na cena que tem os judeus pegos, você não sente que ela gosta tanto dele assim a ponto de enfrentar tudo e procurá-lo ali, principalmente por esse ponto da amizade. Houveram pouquíssimas cenas dos dois antes disso acontecer. E ele não está lá também - o que tira o peso da cena final. Seria muito mais impactante se ela o tivesse visto, como no livro, mas você não sente nada, só alívio por saber o que aconteceu com ele, já que ele não aparece mais.

Deu pra ver os furos? Isso porque só citei alguns. Houveram várias cenas que perderam peso, suspense ou emoção por ter faltado alguma cena anterior para te fazer sentir isso. Sempre digo e repito: o filme tem que se sustentar por si só, não deve esperar pelo livro, esperar que quem está vendo leu. Ele tem que causar as emoções sozinho.

Outro ponto que ficou bem mais fraco no filme foram as personagens: elas ficaram muito superficiais, enquanto no livro vamos nos aprofundando nelas a cada capítulo, até imaginamos as reações das personagens se descobrissem isso ou aquilo que ocorre, mas no filme não temos isso.

Como eu falei na minha crítica, o filme tenta te induzir a realizar certa ação sem você realmente senti-la, como o apego pelas personagens, ou comoção em certa cena, ansiedade e por aí vai. Já no livro, mesmo com a Morte nos dando vários "spoilers" sobre o que irá acontecer, você sente do mesmo jeito, e de forma muito intensa. Na verdade, isso deixa até pior: você se apega tanto aos personagens que quando tem algum suspense você já acha que vai acontecer a tragédia que ela disse antes e fica angustiado, e isso nem o final do filme - que é a cena mais "emocionante", por assim dizer - depois de ver o filme todo, consegue te fazer se sentir assim.

Outra grande diferença - essa não sendo ruim - foi que Liesel e Rudy tiveram mais foco. Porém, sem sucesso para emoções ainda. Eles dão muito mais foco do que deveriam ter, mostrando cenas sem tanta importância na história - o que não seria problema, se tivessem colocado todas as cenas importantes. Parece que eles estavam querendo colocar um pouco mais de romance no drama, o que é normal quando livros viram filmes, e acho que para sentirmos mais (spoiler) na cena final, quando ele morre e ela o beija, mas, mesmo tentando induzir isso, não não sentimos realmente esse afeto pelas personagens, nós só torcemos porque sabemos que temos que torcer, porque percebemos isso, sabe? E no livro, mesmo sem essa atenção toda, sentimos demais quando tudo acontece com eles.

Então é isso, como falei na crítica, o filme tem grandes atores em péssimos papeis, com uma trama rasa e com pouca emoção, enquanto o livro meche completamente com nossos sentimentos e faz com que entremos na história, parece que estamos observando todas essas reações das personagens.

Infelizmente é isso o que eu tenho a dizer. Não gosto de ser negativa, mas não vou mudar a crítica para ficar mais amena sendo que essa é a minha opinião. Coloquei como razoável na crítica do filme porque a história está bem completa, mas confesso que foi bom pouco que não coloquei nota menor. Assistir o filme não é perda de tempo, você pode gostar, mas vá sem tantas expectativas assim e leia o livro antes, para ligar todos os pontos.

Lembrando que essa é a minha opinião, às vezes o que eu não gostei você pode ter gostado e vice-versa.

E vocês, já viram o filme ou leram o livro? O que acharam? Concordam comigo? Deixe sua opinião nos comentários.

~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário