04 fevereiro 2015

Por Episódio: The Flash S01 E03


Olá skyscrapers!

Hoje eu vim trazer para vocês o sexto post do Especial Por Episódio, dessa vez com a série The Flash. Estou amando a série, espero que façam mais séries assim! Seria ótimo fazer uma assim com o homem de ferro, né? Okay, sou suspeita pra falar, ele é um dos meus heróis favoritos.

Esse post contém muitos spoilers, então, se você ainda não assistiu ao episódio, sugiro que não o leia. Ou leia somente o que está escrito após a última imagem


Logo de início vemos Barry alternando entre sua vida normal, saindo com Iris, e sua vida de super-herói, fazendo o que tem que ser feito sem ser visto. Por essa cena, podemos ver que a jornada do herói ainda não terminou, ele ainda está se tornando um, mas não está 100%, ainda não conseguiu conciliar as duas coisas como deve ser feito, mas está melhorando muito.


Somos apresentados a um novo vilão: um meta-humano que consegue se transformar em fumaça tóxica. Ele entra nas pessoas com esse formato e as mata.

Joe quer rever tudo que puder sobre o caso do pai de Barry, não importando quantas vezes foi visto antes, ele quer repassar todos os pontos do caso para ter certeza de que nada ficou para trás e descobrir um jeito de tirá-lo de lá e quem é o verdadeiro culpado. Destaco mais uma vez a atuação de Jesse que, como eu disse no episódio anterior, até pelo olhar nos passa o que o personagem está sentindo.


Eles vão investigar um caso de homicídio, que é o caso do homem-fumaça (ou Névoa, né Cisco?), mas eles ainda não sabem que se trata de algo sobrenatural, acham que era somente algum tipo de fumaça tóxica. Barry pede uma amostra do pulmão para identificar qual é o veneno.

Eddie diz que o gás só pode ter sido lançado de dentro, mas não há nenhum recipiente ou algo que indique isso, e nosso herói começa a suspeitar que seja algum meta-humano. Outro ponto que levantou suspeitas foi que, a julgar pelos corpos, eles foram atacados um a um, e não todos de uma vez como um recipiente com gás faria.

Eles vão à S.T.A.R. Labs falar das suspeitas e Caitlin e Cisco se empolgam com a ideia, já traçando um perfil para o antagonista. Eles precisam criar uma prisão para meta-humanos, por motivos óbvios: a prisão comum não serve matar todos os meta-humanos que encontrarem não é uma boa ideia. Aqui vemos mais um passo para a jornada do herói que citei acima: eles estão se empolgando com as ideias, não sentem mais tanto medo quanto antes, e estão fazendo todos os ajustes necessários para essa nova realidade deles.


Eles decidem modificar o acelerador de partículas para se tornar a prisão que eles precisam e, a partir daí, temos um FlashBack, uma cena que ocorreu 9 meses atrás, pela visão de Caitlin: ela está com seu noivo, no S.T.A.R. Labs, o casamento está próximo e eles estão conversando sobre a lua de mel.

Todos estão reunidos para ligar pela primeira vez o acelerador de partículas e, aparentemente, tudo ocorreu bem. Eles abrem o champagne para comemorar e os barulhos começam, mostrando que algo deu errado e seu noivo, como engenheiro do projeto, desce para tentar resolver. Dr. Wells chama por ela no presente da série e Caitlin "desperta".

Aqui quero chamar atenção para a atriz que dá vida à Caitlin: Danielle Panabaker. Nesse episódio ela começa aparecer mais do que nos outros, em questão de atuação. A personagem vai ganhando mais espaço e, como temos uns vislumbres de seu passado, arrisco dizer que esse episódio foi mais centrado nela do que no próprio Barry, e Danielle conseguiu colocar tudo o que a personagem pedia, uma atuação muito boa. Ela ainda teve pouca visibilidade, mas creio que será uma personagem muito importante, e ela como atriz poderá mostrar ainda mais seu potencial.


Barry diz que precisa de sua ajuda, então ela não desce com eles. Sim, ele notou que havia algo errado, podemos perceber isso claramente. Ele a leva para seu local de trabalho e, juntos, eles tentarão identificar o tal gás.

A cena corta para Joe, que está assistindo ao interrogatório que teve com o pai de Barry, e podemos ver o arrependimento em seu rosto enquanto assiste.

Eddie chega para fazer uma surpresa para Iris, mas não esperava que Joe estivesse em casa. Ele acaba inventando uma desculpa sobre a investigação e tem que sair para trabalhar por causa disso. Ele diz a Iris que isso está matando o relacionamento deles, o que acaba colocando a menina contra a parede. Infelizmente, o que vai acontecer por causa disso já é bem previsível.


Vemos a continuação daquele flashback, dessa vez pelo ponto de vista de Cisco: Ronnie (o noivo de Caitlin) vai com Cisco para tentarem desligar o acelerador de partículas (vou chamá-lo de ADP, okay?). Ele diz que vai entrar e que, se não voltar em dois minutos, é para ele trancar o ADP, caso contrário a explosão matará a todos. Ele não consegue voltar e, como prometido, a porta é trancada. Dr. Wells chama por Cisco, e assim chegamos ao fim desse FlashBack.

Barry pergunta sobre Ronnie para Caitlin e ela conta como se conheceram. Os resultados a interrompem, e eles revelam que não havia mais gás nos tecidos, porém, foram encontradas duas cadeias distintas de DNA.

Eles concluem que o meta-humano que procuram não controla o gás, e sim se transforma ele.

O Névoa ataca de novo, dessa vez a juíza que julgou seu caso. Barry corre para a cena do crime assim que descobre, deixando Caitlin preocupada. Ele encontra o assassino, mas não consegue lutar contra ele. Ele se transforma em gás e entra em Barry, que corre para o S.T.A.R. Labs e tem que ser operado às pressas.


Ele vai contar para Joe de sua descoberta, mas o assunto acaba voltando para seu pai, e ele diz que não precisa da ajuda dele nem de ninguém, que pode entrar e sair sem que alguém o veja. Joe o faz mudar de ideia, porque se ele fizer isso seu pai seria um fugitivo, o que tornaria tudo mais difícil.

Algumas pessoas ligam para a delegacia dizendo ter visto um raio vermelho na cena do crime. Iris se reconcilia com Eddie, contando seus medos e mostrando que quer algo sério e real, e decide contar a todos. Essa parte já era previsível, como citei anteriormente, mas a verdade é que não tem como fugir do clichê em séries como essa, o que pode ser feito é ficar bom a ponto do clichê não importar tanto e,na minha opinião, eles conseguem fazer isso. Não somente por essa cena, mas até algumas lutas e outras coisas que ocorrem no episódio.

Caitlin e Barry começam a se abrir um para o outro, eles não escondem mais suas dores como fazem para as outras pessoas e parecem estar bem mais próximos. Ela e Barry vão para o ADP, com o intuito de Caitlin vencer seu medo de ir para lá.

Vemos mais uma parte do FlashBack, mais uma vez na visão de Caitlin: ela correndo, procurando por Ronnie, e Cisco diz que ele está trancado lá dentro. Ronnie se comunica com eles por um walkie talkie que estava com Cisco e diz que conseguiu ajustar os imãs para redirecionar o raio, mas não conseguirá sair, e o vemos morrer em meio a sua última frase para seu noiva.


Barry tenta confortar Caitlin. Mais um ponto para a aproximação deles, e mais um ponto para a importância da menina na série, mostrando que ela está conquistando seu espaço.

Eles conseguem identificar o gás tóxico em que o antagonista se transforma, que é o mesmo usado na câmara e gás e, assim, descobrem quem ele é: Kyle Nimbus, um homem que estava sendo executado na noite da explosão. Eles também conseguem descobrir qual será sua próxima vítima: Joe, o policial que o prendeu.

Joe está indo visitar Henry Allen nesta noite,dizer que sabe que é inocente e que está reabrindo o caso para conseguir soltá-lo.

Caitlin faz uma anti-toxina para alguma emergência e Barry vai atrás dele. Nimbus chega antes e ataca Joe, então Barry usa o antídoto nele. Henry estava presente e viu toda a cena, mas não consegue ver seu rosto.

Ele tenta cansar Nimbus para que ele votle à forma sólida, assim conseguirá lutar. A estratégia dá certo, e ele consegue pegá-lo.


Joe está no hospital, mas ele ficará bem. Iris vai visitá-lo, e conta que ela e Eddie estão namorando. Ou melhor, ela pensa em contar, mas ele já havia percebido. A situação é complicada, mas Joe promete dar o seu máximo.

O ADP funciona perfeitamente como prisão.

Henry e Barry estão conversando, e vemos uma conversa que emociona muito aos dois: ele conta ao filho que começou a andar tarde, que ele se preocupava, mas sua mãe nunca se preocupou, e que seus primeiros passos foram para correr em direção a ela.

No final do episódio, vemos a última parte daquele FlashBack: Dr. Wells foi a uma sala secreta no dia da explosão, e ele pôde ver o momento que Barry foi atingido, já sabendo que aconteceria.


Juro que tentei resumir ao máximo, mas é começo de série, e os episódios são longos, então não pude tirar muita coisa... vou comentar primeiro das atuações: vemos todos os personagens conquistando seu espaço e os atores conseguindo lidar muito bem com a mistura de emoções de cada um. A série está recheada de boas atuações, a única que não podemos saber muito bem ainda é a do personagem Eddie, que ainda não teve uma participação muito importante. Teve somente uma que não me agradou: Henry Allen. Esse episódio seria muito bom para mostrar raiva, emoção, preocupação e até algumas outras, mas não acho que John Wesley Shipp tenha conseguido demonstrar essas emoções, ele não conseguiu mostrar o que estava sentindo nem nos fazer sentir algo. Espero que, quando ele tiver mais espaço na série - pois parece que terá - isso mude.

Sobre o episódio, como eu já disse acima, tem muito clichê, mas não tem como tirar o clichê de séries/filmes assim, o clichê sempre irá existir, e terá em todos os episódios, terá muita coisa esperada, mas o que tem que ser feito é uma ótima trama, ótimas atuações e uma boa construção de cada episódio para que essa parte do clichê não faça tanta importância assim, e eles conseguiram isso! Estou gostando cada vez mais da série, e as cenas de ação são muito boas - mas ainda podem melhorar um pouco mais. Esse foi mais um episódio que posso afirmar que te prende e te dá vontade de continuar vendo, assistir sem parar.

E o que acharam do episódio? Qual é a teoria de vocês? Se quiserem posso falar mais sobre a minha, é só pedir nos comentários ou nas redes sociais!

~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário