19 junho 2014

Nas Telas: Filme "O Lado Bom da Vida" #Day19


Good Morning Skyscrapers! 

Hoje eu trouxe para vocês uma análise do filme "O Lado Bom da Vida". 

Só pra lembrar: será analisada somente a história, sendo que a comparação do filme com o livro será em outra postagem, que farei em breve.  Não farei menções ao livro nem nenhuma comparação aqui, farei um post específico para isso daqui alguns dias.

Vamos lá!

Nome: O Lado Bom da Vida
Sinopse: Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.
Dirigido por: David O. Russell
Com: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver, Chris Tucker, Anupam Kher, John Ortiz e Shea Whigham.
Gênero: Comédia dramática


O livro conta a história de Pat Peoples, um professor de história (ou melhor, ex professor) bipolar, que ficou internado 8 meses em um sanatório por causa de um surto de raiva. O filme começa no dia em que Pat recebeu alta do hospital, e ele teria que cumprir o acordo de passar em um psicologo semanalmente, tomar os seus remédios e não ter mais surtos perigosos para não voltar para lá.

Também vemos seus amigos, Danny e Ronnie, o primeiro que conheceu na clínica, e o segundo foi antes de Pat ser internado. Eles tem participação importante na vida e na melhora de Pat. Também vemos a família de Pat, seu irmão, que tem receio de falar com ele por estar cada vez melhor na vida, e Pat ter jogado tudo por água abaixo, e seus pais. Sua mãe quer sempre ajudar a todos, e que todos fiquem felizes, mesmo que isso custe a sua felicidade, seu pai é supersticioso e viciado em futebol, dependendo das apostas que faz para viver. 

Um conflito que vemos, é que Pat é meio afastado da família, embora o carinho e o amor que sente por eles seja evidente. Ele também tem que cumprir uma ordem de restrição, tendo que ficar longe da escola que lecionava, da sua antiga casa e de sua ex-mulher, Nikki.


Ele agora quer ler todos os livros que Nikki ensinava para os alunos, quer fazer exercícios e se preocupa muito com o corpo e em ficar em forma. Acredita na sua melhora, quer ficar bem sem tomar os remédios, embora às vezes ele acabe se rendendo a isso.

Tem uma palavra que é como se fosse o lema dele: excelsior. Ela significa que ele vai pegar toda negatividade e usar como combustível para encontrar o lado bom.

A outra personagem principal é Tiffany, cunhada de Ronnie. Seu marido morreu, e isso trouxe alguns problemas para ela, levando-a a passar um tempo como ninfomaníaca, por assim dizer, para tentar esquecer. Perdeu o seu emprego por isso, e agora está bem, está estável e não tem mais esse tipo de recaída. Ela também tem depressão, e isso que causou uma briga com seu marido, Tommy.

Tiffany e Pat se conhecem em um jantar da casa de Ronnie e sua mulher, Verônica. Ficam amigos desde então. Um faz bem ao outro, causando melhoras evidentes na vida e no comportamento de ambos. Em um jantar, Pat comenta que gostaria de enviar uma carta à Nikki, dizendo como está melhor e o que anda fazendo, e Tiffany diz que pode ajudá-lo, se em troca ele for o parceiro dela em um concurso de dança.


Eu achei o filme lindo. Ele tem seu brilho especial, ele te envolve. Tenho até receio de ficar falando muito e dar spoiler pra vocês, mas podem deixar, tomarei o máximo de cuidado com isso.

Ele tem um elenco excelente, e não poderia ter um andamento melhor. Somente não dei nota total porque achei que tiveram algumas falhas no roteiro. Não foram tão significativas, mas acabaram atrapalhando um pouco na hora da avaliação, que tem que ser mais crítica do que somente assistir. As falhas são mais no começo. quando tentaram quebrar uma linha que era importante no filme, mas colocaram de forma muito corrida e sem significado, e isso pra mim foi o que estragou um pouco a "magia" que essa cena tinha que tomar.

De resto, é tudo ótimo. As atuações de Bradley Copper e Jennifer Lawrence, como sempre, foram fantásticas. Não tenho palavras sobre a admiração que tenho pelo trabalho desses atores, e nesse filme não foi diferente. São papeis difíceis, é complicado você encarnar esses tipos de doença, e eles fizeram muito bem, não somente fala e entonação, mas você pode perceber o que está se passando somente pela expressão deles.


Recomendo o filme, e se você é fã de comédia, romance, drama... pode preparar a pipoca. Uma estória realmente muito boa e envolvente, do tipo que não tem como você não torcer pelo personagem principal.

Até amanhã cherries, deixo vocês com o trailer, xoxo





Nenhum comentário:

Postar um comentário