10 junho 2014

Nas Telas: Filme "A Culpa é das Estrelas" #Day10


Bom dia, gente! Como vocês estão?

Esse fim de semana eu fui assistir o filme "A Culpa é das Estrelas", e hoje ou trouxe a análise dele aqui para vocês. Mas antes, vejam:

Os filmes também terão nota, mas será analisada somente a história, sendo que a comparação do filme com o livro será em outra postagem, que farei em breve. 

Como é a primeira análise de filme que eu faço aqui no blog, vou colocar algumas informações de como será o padrão dessas análises: no começo, teremos a capa do filme, a sinopse e outros dados e a nota. Depois, vou colocar um resumo da história e minha opinião, com algumas fotos do filme intercaladas, terminando com o trailer do filme. Não farei menções ao livro nem nenhuma comparação aqui, farei um post específico para isso daqui alguns dias, e esse padrão também se repete para outros filmes ou séries que eu já tenha lido os livros. Okay? Okay.

Nome: A Culpa é das Estrelas
Sinopse: Diagnosticada com câncer, a adolescente Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, ela é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio cristão. Lá, conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que também sofre com câncer. Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo. Apesar das diferenças, eles se apaixonam. Juntos, atravessam os principais conflitos da adolescência e do primeiro amor, enquanto lutam para se manter otimistas e fortes um para o outro.
Dirigido Por: Josh Boone
Com: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Willem Dafoe, Laura Dern, Sam Trammell, Lotte Verbeek e Mike Birbiglia
Gênero: Romance Dramático


A Culpa é das Estrelas é uma história narrada por Hazel Grace Lancaster, uma menina de 16 anos, diagnosticada com câncer aos 13, câncer de tireoide com metástase nos pulmões, e passou por um "milagre", que a manteve viva e praticamente estável. Porém, ela começou a ter alguns sintomas de depressão, sendo "obrigada" a ir a um grupo de apoio (ela vai pelos seus pais) e lá ela conhece Isaac e Augustus.

Isaac tem câncer nos olhos, já perdeu um deles e está prestes a ficar cego, pois terá que tirar o outro, mas até que está levando isso numa boa. Isaac é bem positivo e é o único com o qual Hazel se simpatiza no grupo, até a visita de Augustus. Novamente, no filme, o Isaac é o meu preferido, na minha opinião ele só não conseguiu conquistar tanto por não aparecer muito, mas quando aparecia roubava a cena. Isaac é engraçado e super carismático, eu teria gostado muito que tivessem mais cenas dele, ele devia ter mais espaço, por assim dizer.

Augustus Waters tem 18 anos e teve osteossarcoma (câncer nos ossos) e perdeu uma perna por isso, cerca de um ano antes do início da história, e está sem evidências de câncer até então. Fissurado em metáforas, é um personagem muito engraçado e tenta sempre fazer o bem para as pessoas que ama, tentando do seu jeito animá-los e, sem perceber, deixar a sua marca. Quer ser importante, quer ser lembrado e fazer bem para a humanidade, quer que seu nome seja contado por muitas gerações e quer uma vida - ou uma morte - épica.


A história começa no fim. Como assim? Ela começa no momento que ela termina, com Hazel contando o que aconteceu. Hazel é uma pessoa muito mais "razão" do que "emoção", ao contrário dos outros dois, mas às vezes se mostra meio impulsiva. 

Em algum momento, Gus lê o livro favorito de Hazel, e o adora também. Curioso para saber o fim da história e não aceitando um não como resposta, como Hazel aceitou, ele busca outros meios - ao invés das cartas, que não deram certo - para se comunicar com Peter Van Houten, escritor do livro que leva o nome de Uma Aflição Imperial, e consegue. Ele e Hazel trocam alguns e-mails com ele por intermédio de sua assistente e recebem um "convite" para ir para Amsterdam. Logicamente, eles surtam - okay, Hazel surta.

Os pais de Hazel não tem dinheiro para bancar esse tipo de viajem, e a única esperança é a associação Gênios, que realiza um Desejo de um jovem em fase terminal, porém Hazel já usou o dela, aos 13. Mas a história não para por ai: Gus guardou o dele, e usa seu Desejo para levar ele, Hazel e a mãe da menina a Amsterdam, e aí temos o restante da história, apaixonante, engraçada e simplesmente emocionante.


O que mais posso dizer sobre esse filme? Saí de lá desidratada pelo choro, e querendo correr para outra sala para ver de novo, com certeza o filme entrou para a minha lista de favoritos, e o verei muitas e muitas vezes. Os atores foram ótimos, você sente a dor, sente a empolgação, foi tudo muito bem feito, tudo muito lindo.

É bem mais romântico do que dramático.. Essa foi uma das coisas que minha mãe perguntou quando cheguei, porque ela não gosta muitos de dramas ou de filmes focados no drama, e ACEDE com certeza não faz isso. Nas cenas muito dramáticas sempre há uma piadinha ou alguma outra coisa que "quebre" esse clima sério, pesado. Sejam os pensamentos dela ou alguma outra coisa que esteja ocorrendo, mas sempre ameniza isso, deixando tudo muito mais tranquilo, mais light.

Se fosse pra achar algum ponto negativo... seria que Isaac não tem tanta vez, sendo um personagem não bem trabalhado e que ilumina tanto as cenas em que está presente, mas somente isso. Eu achei também que a mãe da Hazel não ficou tão boa assim, não pela atuação, muito pelo contrário, ela é uma ótima atriz, mas pela aparência mesmo... ela parece ser bem mais velha que o pai da menina, e na "prática", não seria essa a palavra mas não consigo achar outra, não é bem assim. Mas isso seria procurar algo para comentar, porque não interferiu em nada na trama, nem causou estranheza nem nada disso.


A Culpa é das Estrelas é o meu novo queridinho e, mais uma vez, o indico para todos. Vá assistir, sozinho, acompanhado, com os amigos, com a família, não importa, você não irá se arrepender, pois, como eu disse ali em cima, ele é para todos os públicos, a não ser que você seja hater de romances. Amei.

ACEDE é cativante, se deixe levar por essa história. Deixo para vocês e trailer, e assim de despeço, até amanhã skyscrapers, xoxo



3 comentários:

  1. Oi Tatii! No dia 14 de Junho, a Costa do Marfim e o Japão jogam? Achava que fosse dia 15. Perguntei isso porque estou a fazer o post com as minhas apostas. Posso colocar a minha primeira aposta da fase 1 por baixo as regras?

    Quanto ao post, ainda não pude ver esse filme. Soube que já está no Brasil mas ainda não está em Portugal, pelo menos que eu saiba. Pelo que eu já li, parece ser muito bom.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu post ficou assim: http://historiasefanficsdeestela.blogspot.pt/2014/06/desafio-copa-literaria-fase-1.html
      Se o jogo da costa do marfim ser mesmo no dia 14 eu mudo mas a minha aposta continua igual.
      Se faltou alguma coisa que eu esqueci avisa.

      Beijos.

      Excluir
    2. Ai, desculpa, só entrei agora aqui... Vou ver o seu post e respondo tudo no seu blog mesmo.

      Beijos :*

      Excluir