20 março 2019

Resenha: Minha Resiliência


Ola skyscrapers!

Hoje é o primeiro dia da minha volta no blog! Ainda estou cuidando de mim e arrumando minha rotina, mas queria um empurrão pra voltar a escrever.

E neste empurrão, conheci a Thaisa Lima, uma escritora nacional super amorzinho que tinha um projeto de leitura conjunta do seu livro. Então vamos lá!



Nome: Minha Resiliência
Autor: Thaisa Lima
Páginas: 499
Editora: Constelação
Sinopse: Maria Clara é uma mulher marcada por seu passado. Um passado complicado que a jogou num universo sombrio e depressivo. Ela vive seus dias sem saber o que é esperança, imersa numa depressão profunda, usando uma máscara de "pessoa feliz" para disfarçar sua dor. Apesar de todo seu sofrimento, Maria Clara se reergueu e hoje é uma blogueira e youtuber de sucesso, conquistando fãs a cada dia.

Sem acreditar mais no amor e na felicidade, a vida lhe faz uma surpresa e apresenta Otávio, um homem que muda drasticamente a sua história. Será que Otávio finalmente trará a felicidade e vontade de viver que se perderam um dia? Ou será que ele irá destruir ainda mais os sonhos de Clara?

Repleto de reviravoltas e momentos marcantes, Minha Resiliência é uma história de amor, superação e perdas irreparáveis que levarão o leitor a acreditar em segundas chances e no poder restaurador do amor.


Acompanhamos a visão de Maria Clara, uma blogueira e youtuber literária de sucesso, que teve um passado muito difícil por conta de experiências ruins no amor, e por conta disso construiu uma enorme barreira para suas relações. Ela vive com seu pai, Lúcia, que ajuda em casa e se tornou amiga da família, e seus filhos de quatro patas.

Mas tudo isso muda quando ela conhece Otávio, se encantando por seu jeito e por seu sorriso, redescobrindo a alegria de se viver.

Juntos, Maria Clara e Otávio vivem um sonho de amor, vivem aquele romance que todos sonham em viver, aquele romance perfeito das histórias que vemos. Porém, nunca tudo é tão perfeito assim, não é mesmo? 
"- O que aconteceu, Otávio? Você está me assustanto. - Ele segura meu queixo com a mão, me olha com um olhar muito triste e consigo enxergar sua dor no fundo de seus olhos"
Otávio também tem seus problemas, e alguns de seus problemas influenciam nessa relação perfeita dos dois: ele é casado e tem um filho adolescente. Seu casamento está a beira do fim, mas sua atual esposa não quer aceitar isso, e começa a fazer algumas chantagens que ele, com medo de perder o filho, acaba caindo.

Sem falar muito mais para não dar spoilers, Maria Clara passa por momentos difíceis, sendo o ponto em que eu, particularmente, fiquei mais tensa, e mais tocada, no livro.

O livro passa por momentos engraçados, tristes, românticos e até mesmo calientes, de raiva e de impotência.
"É como se nos conhecêssemos por toda uma eternidade..."
A leitura é muito gostosa e o livro flui super rápido, parece que Maria Clara está realmente falando com você, contando sua própria história.

Ao mesmo tempo, a história é muito real. Mostra questões e problemas do nosso dia-a-dia, coisas que poderiam acontecer com qualquer um de nós, e que você provavelmente até já viu alguém passar, em outras escalas.

Outro ponto que deve ser citado é que, apesar de o livro ser narrado por Maria Clara, alguns capítulos mostram a visão de Otávio, sendo possível ver "os dois lados da moeda", digamos assim. Não vemos a situação por apenas uma das perspectivas, temos uma visão geral do que está acontecendo.
"Jamais imaginei que conheceria uma mulher como Maria Clara. Ela é uma mulher incrível, fascinante, fantástica. Ela me fez voltar a acreditar que o amor é capaz de todas as coisas, me fez acreditar que sou capaz acima de tudo, com ela, eu conheci a verdadeira felicidade."
Eu gostei muito do livro, achei um livro bem divertido, sendo leve ao mesmo tempo que trata de assuntos mais sérios. É um livro com momentos de alegria e momentos de tristeza, que me fez rir, mas também me fez chorar, no sentido literal mesmo.

A autora se inspirou em suas experiências próprios para algumas das cenas, o que torna tudo muito mais profundo e mais real.

No entanto, tiveram alguns pontos que eu não gostei tanto: 
"Estou exausta. Esgotada física e emocionalmente. Dentro de mim só existe o completo vazio e estou afundando, pouco a pouco, na escuridão. Por fora, me mantenho firme, ainda sem conseguir chorar, mas por dentro... por dentro estou me sentindo a beira de um abismo sem fundo e estou a ponto de pular nele."
A primeira é o uso do "rs" que e muito usado nas conversas por mensagem narradas no livro, mas em alguns momentos foram usadas em conversas que eram para ser "ao vivo". Eu sei que é uma coisa bem boba, e que passa batido por muitos, mas acabou me incomodando um pouco.

E a segunda é que em certo momento, aparece o uso de um medicamento, e é muito perigoso revelar nomes de medicamentos em histórias, sejam livros, filmes ou o que quiser citar. Eu sei que muitos autores gostam de fazer para trazer mais veracidade, mas como eu não acho isso uma coisa legal, ainda mais em um livro que trata temáticas de saúde mental, isso me incomodou um pouco também.

Tirando isso, apenas pontos positivos: o livro me surpreendeu bastante, e eu recomendo demais, sendo um livro que acredito que agradaria muitos públicos, e muitas idades diferentes.
"Tudo bem, é absurdamente estranho, admito, mas parece que conheço Otávio desde sempre. Tenho a sensação de que passei minha vida inteira esperando por ele."
Maria Clara é uma personagem principal com depressão, ansiedade, tem um corpo fora do padrão, com uma vida normal e completamente real. Não tem como ela não te cativar!

Outra personagem que conquistou meu cuore foi Vanessa, amiga de infância e melhor amiga de Maria Clara. Super divertida, enchendo de luz as cenas em que aparece e extremamente envolvente, um amor. 

Por fim, escolhi essa nota tanto pelos pontos que citei quanto por ter demorado um pouco para realmente me envolver, acho que até pelo meu momento quando o li... 

AMO conhecer novos autores e quero ler mais obras da Thaisa, com certeza. O livro é emocionante e verdadeiro, e é uma montanha-russa de emoções! Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário