29 junho 2015

Debate: Livro "O Lado Bom da Vida"


Olá skyscrapers!

Como já falei pra vocês nesse post, eu não estou mais no clube do livro, porque haviam dado alguns problemas, mas tinham coisas do Clube do Livro que, devido à minha doença, eu não tinha postado e, como saí, esse itens acabaram perdidos em uma pasta no meu computador. Mas então eu acabei encontrando essa pasta com posts pendentes, que são as discussões dos últimos livros sorteados. Então cá estou eu! Para não ficar cansativo, não vou postar todas de uma vez, e hoje eu trouxe para vocês a discussão de O Lado Bom da Vida. 

Eu já fiz resenha do livro, crítica do filme e um versus de ambos, falando sobre as diferenças, então talvez tenham alguns pontos aqui que eu já tinha falado para vocês..

Ah, e não se preocupem, porque as partes que eu trago aqui para o blog do debate não contém spoilers e, se houver algum ponto que precise, eu aviso antes. Vamos lá?

Amor unânime
Todos do clube do livro que deram uma chance para O Lado Bom da Vida não se arrependeram, e a maioria colocou o livro entre os favoritos na hora de dar a opinião ou fazer os comentários. Outra coisa que foi unânime foi a forma de escrita do autor: é uma escrita leve, simples e totalmente agradável, você não consegue parar de ler e termina o livro bem rápido, você nem percebe o tempo passar.

Quem leu minha resenha sabe que essa é exatamente a minha opinião, já fiz muitas pessoas lerem, eu amo o livro, está com certeza entre os meus favoritos, e no final dá aquele desespero de "OMG, o livro está acabando, o que eu faço? O que eu faço?", rs. Você quer terminar logo, mas também quer dar uma enrolada para a história durar mais. Recomendo muitíssimo, e todo o pessoal do antigo clube do livro também! Se você ainda não leu, corre pra arranjar um.

Tiffany: amor ou ódio?
Quase todos gostaram dessa personagem, exceto uma pessoa das que leram. Essa pessoa odiou Tiffany com todas as suas forças - okay, talvez não tão intenso assim - , outras amaram a personagem, e outras, como eu, acham que a Tiffany é a alma do livro.

Ela é uma personagem cheia de presença e não faz as coisas conforme o padrão, ela faz o que passa pela cabeça na hora sem se importar com nada, e também carrega uma carga emocional enorme, que ela ainda está aprendendo a lidar. Esse tipo de personagem, principalmente por ser tão marcante, não consegue alcançar um meio-termo: ou você adora, ou você odeia.

A personagem é super bem construída e, de todas as pessoas que conheço que leram, dentro e fora do clube do livro, a maioria amou a personagem.

Falam muito de futebol americano.
Essa foi outra opinião unânime: eles realmente falam que o foco no futebol é grande - mas pela sinopse e pela capa você já espera isso. Porém, essa não é uma coisa ruim, geralmente quem não gostou dessa parte é quem não gosta muito de esportes e não gosta de falar de esportes. Eu já achei bem divertido, as cenas que tem o grito de guerra geralmente nos tiram boas risadas, e o pai dele ser construído em cima do time também foi uma coisa bem importante e marcante para o livro.

A inocência de Pat é encantadora.
Okay, nem todos disseram encantadora, alguns disseram engraçada, mas todos gostaram também. Ele é assim do início ao fim e se tornou um personagem super cativante, e um protagonista muito fácil de torcer. Mas aviso antes: 90% dos leitores de OLBDV acabam se apaixonando por Pat Peoples.

Os conflitos nos pensamentos de Pat.
Essa é uma parte que te prende, com certeza. Você acompanha toda a luta dele para vencer a doença e tentar ser uma pessoa normal, ele só quer ficar bem para não ter que voltar para o que ele chama de "lugar ruim", e isso te comove. Toda recaída dele você sofre junto e, pela inocência dele que falei no tópico anterior, às vezes é muito difícil para ele lidar com isso, ou pensar no que fazer.

O Final é satisfatório.
Todos adoraram o final, uns choraram, outros ficaram felizes, mas todos ficaram satisfeitos. Não vou me aprofundar muito nesse tópico para não dar spoilers, mas é um final que não é tão esperado, porém agradou a todos.

E é isso gente, essas foram todas as coisas que discutimos sobre o livro lá no CDL. O que vocês acharam? Concordam com os pontos abordados? Tem alguma coisa que queiram acrescentar?

~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário