31 dezembro 2014

Oscar Literário: Os melhores do ano


Olá skyscrapers!

Ano novo está aí e nada melhor do que fazer um Oscar com os melhores desse ano não é mesmo? Vi essa ideia no canal Minha Estante, mas vou editar um pouquinho. Lá ele falou somente dos livros, eu, como posto muito de filmes e séries no blog, vou colocar sobre eles também. São 10 categorias, e a maioria das categorias terá um "prêmio" para cada estilo - tem algumas que são específicas para livros, aí não deu -, e cada mencionado terá o hiperlink para sua respectiva resenha. Vou fazer somente das resenhas e críticas postadas esse ano, não colocarei as dos anos anteriores, nem dos que li/vi/estou lendo e ainda não postei, okay

No final do post tenho um aviso para vocês e meu recadinho de ano novo. Vamos lá?

1ª Categoria: Melhor Livro/Filme/Série do Ano

E os vencedores são:
Série:  The Walking Dead

Foi bem difícil escolher para essa categoria - com exceção da série, já que a minha favorita estava no meio - mas acabei optando por esses dois. ACEDE é a minha paixão, eu li esse livro umas 3/4 vezes só esse ano, vi todos os vídeos e fotos do filme, ainda assisti o filme chorando e estou louca para comprar o DVD. Dá para ver pelo meu Layout o quanto amo esse livro né? Amor amor e amor. Fiquei um pouco em dúvida por The Walking Dead - A Ascensão do Governador, e a principal dúvida é porque são temas bem diferentes, mas não dá, ACEDE é meu livro amor do ano sem dúvidas.

Já nos filmes, eu pensei em por ACEDE também, mas acho que eu gostei muito mais dele por ter lido o livro, apesar do filme ser muito bom também, porém, eu me diverti mais com Transformers, e fiquei um pouco mais empolgada com ele do que com o filme de ACEDE (depois, antes eu estava igualmente empolgada), então o prêmio vai para Transformers. 

2ª Categoria: Melhor Autor Do Ano

Nessa categoria será indicado somente autor de livro, não colocarei roteiristas nem diretores, principalmente porque muitos filmes e séries são baseados em livros ou HQs, então não seria tão justo.

E o vencedor é:
Stephen King

Pensei muito sobre essa categoria, eu estava em dúvida também entre Matthew Quick e Robert Kirkman, pois os três foram grandes revelações para mim e com certeza me deixaram querendo mais. Já fui atrás de mais livros do Stephen King, não consegui comprar ainda o de Matthew Quick, mas quero muito, e apostei nas HQs de Robert Kirkman - e ainda quero o resto da série de TWD -, mas o que mais me impressionou e continua impressionando, e o que mais estou indo atrás é com certeza o Stephen King, já estou com vários livros aqui e, dos três, é o que mais estou ansiosa para ler.

3ª Categoria: Melhor Protagonista Masculino

E os vencedores são:
Livro: Roland, de O Pistoleito - Stephen King
Filme: Pat Peoples, de O Lado Bom da Vida
Série: Daryl Dixon, de The Walking Dead

Essa foi uma das categorias mais difíceis, para os três... Mas acabei escolhendo eles, e falarei o porquê das escolhas de cada um... Escolhi Roland pela sua determinação e coração. Mesmo ele estando nessa missão e sendo meio misterioso e até grosseiro, ele tem seu foco, e faz de tudo e se arrisca para ir atrás do que quer, mas quando alguém precisa dele ele para o que está fazendo para ajudar essa pessoa. O principal que vemos aí é Jake, que com certeza era um atraso para ele, mas mesmo sim ele faz de tudo para o ajudar e o proteger.

Escolhi o Pat Peoples na categoria filme porque, mesmo com os seus problemas, e dá o seu máximo para ir atrás do que quer e do que acha bom para quem ele ama. A principal diferença do livro e do filme é que, no livro, ele descobre a razão dos problemas depois e, no filme, já de início ele já sabe e já fala, e isso influenciou muito em determinadas escolhas dele. O Pat do filme sabe um pouco mais sobre si mesmo, então essa parte da busca para se conhecer e se lembrar do ocorrido se converteu na garra que ele teve de ir atrás de suas decisões. Um protagonista que, apesar dos problemas que tem, é muito forte e marcante.

E na série escolhi Daryl também por sua garra, por sua fidelidade e por sua evolução no decorrer da série. É claro que, em toda série, os personagens sofrem por evoluções, mas a evolução de Daryl o deixou melhor ainda. Ele se arrisca mais e sabe lidar com as adversidades que esse mundo propõe muito melhor que antes. Ele é um personagem muito marcante, muito determinado e muito companheiro. Até se tivesse que escolher entre os três escolhidos aqui, o vencedor seria o Daryl, e quem é fã da série sabe muito bem o porquê.

4ª Categoria: Melhor Protagonista Feminino

E as vencedoras são:
Livro: Hazel Grace, de A Culpa é das Estrelas - John Green
Filme: Elsa, de Frozen
Série: Debra Morgan, de Dexter

Como eu queria já ter postado a resenha de Divergente... Quando vi essa categoria já pensei na Tris. Vamos ver se continuará assim com as resenhas do ano que vem, né? Mas, falando sobre essas: quem acompanhou todas as resenhas daqui do blog já sabia que eu escolheria a Hazel. Infelizmente, a maioria dos livros não tinha personagens femininos tão marcantes assim, mas mesmo se tivessem seria difícil superar a Hazel, tanto que a escolhi dentre os que tem. A Hazel é uma mulher que tem um sério problema, mas ela nos faz parecer que não o tem. Ela é sonhadora, é inteligente, determinada, vai atrás do que quer, pensa mais em quem está à sua volta do que nela mesma e não mede esforços para ser feliz. Okay, o Gus foi muito importante para trazer essa Hazel a tona - e uma das opções que me deixou em dúvida no personagem masculino - , pois ela estava sem muitas esperanças, sem muita vontade, mas ele só trouxe a Hazel que já existia lá, e é uma das personagens que eu mais gosto se for avaliar pelo geral de todas as categorias. Três vivas para Hazel!

Eu fiquei meio em dúvida se realmente colocaria uma animação, mas depois pensei: e daí? Elsa é uma personagem muito forte, que esteve sua vida inteira tentando se esconder por ter medo do que ela é e de seu dom, e na verdade tudo que ela precisava era entrar de cabeça nisso e descobrir mais sobre si mesma, se conhecer. Não é a toa que o filme fez tanto sucesso e Elsa é uma inspiração para muitos. Afinal, ela não é mais uma princesinha da Disney, ela é uma rainha. Fãs de Once Upon a Time: creio que ficaram bem ansiosos para a aparição de Elsa na série, né? Ela é extremamente marcante em todos os lugares que ela passa.

E sobre Debra Morgan... ela é a detetive mais durona e mais sentimental de toda a Miami. Ela consegue equilibrar os dois lados, e usa de um para dar suporte ao outro. Ela é tão marcante quanto Dexter - é, o principal - e creio que, se tivesse um livro ou série inspirado nela, veríamos muitas meninas querendo ser a Debra - assim como acontece com a Katniss. Eu tinha até pensado em colocar a Michonne de TWD, que é uma das minhas preferidas também, mas escolhi Debra por dois motivos: 1) estou tentando não repetir tanto os livros/filmes/séries, e está bem difícil, e 2) Debra é mais emocional do que Michonne, mas, na hora de lidar com as situações difíceis ou que exigem tudo delas, você nem repara essa diferença, então ela acaba lutando mais para se controlar, se mostrando mais forte nesse aspecto. Queria até citar um acontecimento, mas acabaria dando spoiler... Quem já assistiu, vai saber o que estou falando só se eu citar um nome, então vou dizer e vocês vão entender completamente: Brian. Cara, fala sério, isso balançaria qualquer um, e a maioria não saberia lidar e superar tão bem quanto Debra.

5ª Categoria: Melhor Coadjuvante Masculino

Vou tentar falar menos daqui pra frente, okay? Desculpem, me empolguei bastante, está ficando enorme esse post.

E os vencedores são:
Livro: Radar, de Cidades de Papel - John Green
Filme: Isaac, de A Culpa é das Estrelas
Série: Harry, de Dexter

Essa também foi difícil, principalmente nos livros, porque os coadjuvantes não eram tão marcantes... Mas escolhi por Radar, porque no livro gostei muito mais dele do que do Q, que é o principal. Radar é um personagem bem cabeça, bem razão. Ele é o personagem mais importante para equilibrar todas as situações, e um dos mais engraçados também. Pensei também em Isaac, mas ele não foi tão importante e nem apareceu tanto nas cenas como Radar. Mal posso esperar para vê-lo no filme, vai ser demais!

É muito difícil não repetir, sabiam? Escolhi Isaac porque o que me deixou em dúvida no livro eles felizmente arrumaram no filme. Isaac apareceu um pouco mais no filme, e ganhou certa importância que no livro ele não teve. Ele é o ponto de ligação em várias cenas importantes, e roubava completamente as cenas que ele estava. Seria outro personagem que eu amaria ver um livro/filme/série centrado nele, desde o início de seus problemas, que só temos um vislumbre em ACEDE. Pelas resenhas vocês puderam ver o quanto eu goste dele, né?

Como eu queria poder falar de Flash! Pena que não fiz a crítica dele ainda, porque eu já tinha um personagem em mente assim que vi essa categoria. Mas Harry segue a mesma linha que esse que eu escolheria. Ele é um personagem que é importante tanto quando ele aparece quanto quando não aparece! Seus ensinamentos para Dexter e Debra quando crianças são os pontos principais de suas escolhas no presente, e ele sempre aparece como parte da imaginação de Dexter, lhe dando conselhos e influenciando em diversas áreas. Os dois procuram pela aprovação do pai mesmo ele não estando mais presente, o tornando um dos personagens mais marcantes.

6ª Categoria: Melhor Coadjuvante Feminino

E os vencedores são:
Livro: Ariane, de Fallen - Lauren Kate
Filme: Ila, de Noé
Série: Rita, de Dexter

Ariane é minha personagem favorita do livro, é a personagem mais marcante e é uma figura feminina extremamente forte. Se não fosse escolher somente a protagonista na 4ª categoria ela seria uma candidata fortíssima, mesmo se a Tris estivesse valendo (que seria minha escolha se tivesse a resenha) e, por conta disso, não tive dúvidas em colocá-la aqui.

Confesso que não gostei do filme Noé, mas a personagem Ila, interpretada por Ema, é a personagem mais importante depois do personagem que dá nome ao filme. Ela é o ponto de conflito e o ponto chave do filme, sendo uma personagem extremamente marcante.

A personagem de série foi a mais difícil de escolher, porque, geralmente, os coadjuvantes não ficam muito tempo, ou não são muito marcantes. Novamente, eu queria ter falado de Flash... mas acabei escolhendo a Rita, pois, mesmo me irritando muito, não podemos negar a sua importância. Ela é uma personagem muito forte que enfrente seus medos quando isso ajuda quem ela ama, e é a única que conseguiu quebrar a casca de Dexter, que realmente mexeu com seus sentimentos. E tem várias cenas dela que me emocionam demais, mas não posso contar aqui... Por isso, minha escolha foi Rita.

7ª Categoria: Melhor Arte da Capa

Nessa categoria colocarei somente livro e filme, porque a capa das séries mudam a cada temporada.

E os vencedores são:
Livro: Fallen
Filme: O Lado Bom da Vida

Todas as capas da série Fallen são lindas, mas essa primeira é a mais bonita sem dúvidas. Essa também foi uma categoria bem difícil, fiquei bastante tempo comparando as capas, rs. Já nos filmes, foi um pouco mais fácil, mas também tinham muitas capas bonitas, acabei escolhendo essa pelo que a capa representa, e ela é super adequada à história. Falei bastante sobre ela na resenha, só clivar no link para conferir.

8ª Categoria: Melhor Mundo ou Ambiente Criado

E os vencedores são:
Livro: Fallen
Filme: Transformers: A Era da Extinção
Série: The Walking Dead

Acho que nessa categoria é um pouco difícil de fugir da fantasia, e eu escolhi os universos que eu mais gostei de imaginar, ou que achei mais legal no desenvolvimento. Creio que quem me acompanha já imaginava que as escolhas seriam essas...

9ª Categoria: Melhor Título

E os vencedores são:
Livro: O Lado Bom da Vida
Filme: Última Viagem a Vegas
Série: How I Met Your Mother

Eu gosto muito de títulos que me deixam curiosa e que, ao mesmo tempo, conseguem falar tudo sobre a história sem que a gente perceba, então escolhi os títulos que foram os motivos de eu ler ou assistir e que fizeram todo o sentido depois de terminar a história.

10ª Categoria: Melhor Final

E os vencedores são:
Livro: A Ascensão do Governador
Filme: Os Pássaros
Série: How I Met Your Mother

Eu gosto de finais que me surpreendem, e um final que me surpreendeu demais foi o desse livro. Até vendo a série - se bem que li o livro antes desse personagem aparecer na série - você não imagina que é isso que acontece. Simplesmente ótimo! Os Pássaros também foi um final que me deixou muito satisfeita e que, mesmo sendo um filme de terror e tendo um tipo de base pronta para isso, ele conseguiu quebrar um pouco o clichê. Se fizessem um remake hoje, com os efeitos que somos capazes de fazer, seria um dos queridinhos do ano de muitos.

Já a série foi mais difícil de escolher, poque tive que escolher uma que eu já terminei de ver, e só tiveram duas que terminei das citadas: HIMYM e Dupla Identidade. Dessas duas, o final de mais gostei foi o de HIMYM. A série te faz considerar e desconsiderar esse final diversas vezes e, mesmo eu tendo reclamado que foi meio corrido, o final me deixou extremamente satisfeita e acho que não poderia ser diferente. Gostei muito.

E esse foi o meu oscar literário de 2014, espero que tenham gostado! E vocês, concordam com minhas escolhas? Mudariam alguma coisa? Coloquem suas opções nos comentários!

O aviso que tenho é que consegui - de novo - resolver o problema com a internet, e creio que dessa vez seja pra valer. Já tenho alguns posts que precisam ser finalizados, mas vou tentar terminar rápido e programar pra ter certeza que o problema foi resolvido e, se não tiver sido, vocês não ficarão sem postagens. Vou contando tudo pra vocês pelo Twitter, tá?

E como recadinho de ano novo, queria agradecer por estarem aqui comigo todo esse tempo, e por tudo que vocês me proporcionam. Espero que vocês tenham um ano de muitas realizações, que planejem e consigam alcançar todas as suas metas e que tenham uma ano que a balança penda para as alegrias. Claro que sempre temos nossos altos e baixos, é impossível não ter, mas nunca desistam, okay? E no final as alegrias compensarão e superarão as tristezas, e vocês vão ver que todas as felicidades valeram a pena, que por terem vencido todas elas os momentos bons são ainda maiores e mais especiais. Vou compartilhar meus momentos com vocês, e peço para que compartilhem o de vocês comigo.

FELIZ ANO NOVO A TODOS VOCÊS, MUITO OBRIGADA POR TUDO!

~Xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário