19 setembro 2014

Nas Telas: Filme "Noé"


Hello Skyscrapers! Como vocês estão?

Blogueiros, tenho uma perguntinha: o que vocês acharam do novo modelo do blogger?

Eu adorei, achei que ficou mais visual, além de ser mais prático também, embora não tenham mudado tantas coisas assim.

Bem, no penúltimo post que fiz (o EHS2), eu perguntei o que vocês queriam para as próximas postagens, já que essa semana elas estariam mais espaçadas, e coloquei as sugestões, aí a Estela disse que queria o capítulo ou uma crítica de filme, mas que preferia o capítulo. O capítulo já foi postado, então agora aqui estou com mais uma crítica! Obrigada pela sugestão Estela.

Esse foi um filme que gerou muita polêmica, e vocês já devem imaginar o porquê. Então, antes de fazer a minha resenha, eu já informo: se forem ver o filme, vão pensando nele como algo novo, não como uma adaptação do texto bíblico, porque não é coerente. O filme é apenas baseado na história, pega a base do dilúvio e cria uma história nova, com personagens novos e outros sentidos. Minha crítica também não terá comparações, será somente falando da história do filme em si. 

Dito isso, vamos à resenha:
Filme não recomendado para menores de 14 anos.
Nome: Noé
Sinopse: Noé vive com a esposa Naameh e os filhos Sem, Cam e Jafé em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém. Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila, que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.
Dirigido Por: Darren Aronofsky
Com: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Emma Watson, Douglas Booth, Logan Lerman, Ray Winstone, Anthony Hopkins e Nick Noite.
Gênero: Fantasia , Épico , Aventura



O filme conta a história de Noé, que é o único descendente Seth no início do filme, sendo que seu pai, Lameque, foi morto. Então ele e, agora, sua família, são os únicos descendentes "bons", que tem um coração puro e seguem verdadeiramente a Deus.

O resto da humanidade é descendência de Caim. Caim era uma pessoa de natureza má, e isso se passa para todos os seus filhos, netos, bisnetos e etc, sendo assim, com exceção da família de Noé, o resto da humanidade é ruim. Há só destruição, pessoas querendo passar por cima da própria família, crianças roubadas de suas famílias sendo vendidas como escravas, uns matando os outros, um horror. 

Deus não gosta de como está o mundo, de como os homens estão se comportando e de terem destruído todo o meio-ambiente e as coisas que ele nos deu.


Então ele decide acabar com toda a humanidade. Ele fala com Noé através de uma visão, e então Noé vai encontrar com Matusalém (o avô) para que ele o ajude a interpretar. 

Então Noé fica anos construindo a arca junto com sua família: sua esposa, Naameh, seus três filhos, Sem, Cam e Jafé, e sua filha adotiva, Ila, que foi encontrada por ele com um ferimento na barriga, então ele a salva, e mais pra frente ela se torna esposa de Sem - no presente da história.

Tubal-Caim, líder da nação mais próxima, só pensa em se safar e em matar, e ele quer tirar proveito da família de Noé, então ele se aproxima de Cam, que é o que está menos firme com relação às ideias do pai, 

Nós vemos também gigantes de pedra, que são os anjos caídos. Eles contam que, quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso, eles os ajudaram e, por terem desobedecido à Deus, assumiram essa forma e ficaram presos à Terra.


O filme conta com ótimas atuações, porém, atuações boas não fazem um filme bom, infelizmente. 

É um filme divertido, sim, se você não for esperando uma adaptação da história original de Noé, como eu disse acima. É um filme bom para matar o tempo, mas não é um filme que eu recomende, nem que eu pense em assistir de novo.

A história tem muitos furos, e alguns defeitinhos que atrapalham um pouco o aproveitamento. Infelizmente, são coisas que eu não posso citar porque conteriam spoilers, mas se você quiser saber é só me chamar em alguma das redes sociais que eu te conto. 


Achei a escolha das cores boas, e os efeitos são bons também, em geral. Não sei como ficou o filme em 3D, mas me pareceu que não foram usadas muitas técnicas assim, porque as técnicas 2D foram muito usadas no filme inteiro e bem visíveis. Quem assistiu no cinema, em 3D, me conte nos comentários o que achou.

Os personagens, por outro lado, foram bem feitos. Eles foram bem moldados e não deixaram furos, assumindo suas características principais do começo ao fim do filme. Essa é uma coisa muito importante, ponto positivo. 


O problema principal mesmo foi o roteiro. Não quero ficar repetitiva mas, como disse antes, tem muitos furos, e isso atrapalhou bastante. Mas é um filme divertido, dá pra assistir com a família e, se você quer passar o tempo com algum filminho, essa é uma boa pedida. Porém, não recomendo. 

E vocês, já viram o filme? O que acharam?

~Xoxo


4 comentários:

  1. Olá!
    Quanto ao capítulo de Inspiration:
    Jemi <3 Que fofinhos!
    Essa Chelsea... mas mesmo assim gosto dela, mesmo sendo uma "vilãzinha".

    Quanto ao filme:
    Já tinha visto mas não em 3D. Como não sou católica nem sou totalmente interessada na história original de Noé, vi apenas para perceber se o filme era bom (embora conhecer o texto bíblico).
    Não achei o filme mau, mas também não é um filme que veria de novo.

    O novo modelo do Blogger?! Ainda não vi nenhuma mudança por aqui. Ah, na verdade mudou sim, é mais fácil colocar imagens no post. haha!

    Bem...espero por mais posts.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!
      É, aquela parte foi bem Jemi ^^
      É, eu também gosto dela... Acabei me apegando a ela na primeira temporada, enquanto escrevia, haha.

      É, tenho a mesma opinião. Fui sem pensar no texto bíblico, e achei ele bem mediano...

      Sim, essa foi a primeira coisa que reparei! hahaha. Mudou um pouco também na parte do "modelo".

      Espero que goste do novo capítulo, escrevi agora, vai ao ar amanhã de manhã!

      Beijos :*

      Excluir
  2. Achei o filme divertido, meia boca apenas. É um filme de ação. Não tenta passar nenhuma mensagem. Tem boas atuações. Até a hora do dilúvio é um suspense. Decepciona um pouco depois. Não acho que teria que se fiel aos "fatos" bíblicos, até pq é impossível, mesmo para Hollywood, fazer um em proporções bíblicas. Não sou religioso, gostei do filme, assim como gostei da série Rei Davi, guardadas as suas proporções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!

      A série Rei Davi vi alguns episódios apenas, porque na época eu estava estudando a noite, então só via quando não tinha aula, ainda tenho que pegar para assistir, muita gente fala bem (:
      Também achei "Noé" divertido, porém é um filme mediano e que não da vontade de rever, pra mim...
      Concordo quando diz que é impossível, não dá para fazer como está descrito.

      Beijos :*

      Excluir