09 janeiro 2016

Hermione Negra? #Vlog


Olá skyscrapers!

Hoje eu vim trazer pra vocês um vídeo de um tema que me deixou bastante incomodada: os comentários racistas que tiveram com a atriz que vai interpretar Hermione na peça de Harry Potter, pelo fato de sua cor de pele.

Não vou falar nesse post as mesmas coisas que falei no vídeo, mas quero complementar com informações da peça e com algumas coisas que eu disse no vídeo que eu ia explicar.

Então, primeiro, vamos falar da peça:


Harry Potter and de Cursed Child, ou Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, vai contar a história no exato momento onde termina o epílogo do último livro/filme. Mágico né? Essa foto é do cartaz animado da peça, mostrando uma criança em um ninho alado que é a cara do pomo de ouro, dá uma olhada:



Como podem ver, a peça será dividida em duas partes e, além da vida de Harry adulto e Alvo carregando o peso do legado da família, a importância que seu pai teve e etc, a peça também vai trazer a história nunca contada da infância de Harry, como um órfão e uma criança deslocada. Tem como não ficar animado? Queria poder estar lá pra assistir. Se você for grava pra mim, tá?

A sinopse da peça foi divulgada pelo Pottermore, mas eu trouxe aqui pra vocês também:

"Baseada em uma nova história original de J.K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany, Harry Potter and the Cursed Child é uma nova peça de Jack Thorne. É a oitava história na série Harry Potter e a primeira oficial a ser apresentada nos palcos.

Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é muito mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, um marido e pai de três crianças em idade escolar. 

Enquanto Harry luta contra um passado que se recusa a ficar no seu devido lugar, seu filho mais novo Alvo deve lidar com o peso que nunca quis do legado da família. Passado e presente se misturam de forma perigosa, e pai e filho devem aprender a incômoda verdade: Às vezes, a escuridão vem de lugares inesperados.

Harry Potter and the Cursed Child é uma peça apresentada em duas parte, que podem ser vistar em ordem no mesmo dia (manhã e tarde) ou em duas tardes consecutivas. "

*************************************************************

Agora, falando mais sobre o vídeo, a atriz que escolheram para dar vida à Hermione do teatro é Noma Dumezweni, e houveram muitos comentários e atitudes racistas pelo fato de a Hermione ser negra, e eu dei o meu ponto de vista frente a esses comentários. Porém, tem algumas coisas que não falei no vídeo para completar aqui, então vou deixar o vídeo e, logo em seguida, falo sobre isso. See!


Sobre Star Wars, deixei a foto falando do 4chan... então, a hashtag #BoycottStarWarsVII nasceu como uma trollagem, mas muita gente viu e levou a sério, e começaram a aproveitar essa tag e realmente levar a ideia de que "se for assim não terão o meu dinheiro", por ser um negro e uma mulher. Além disso, houveram diversos comentários preconceituosos fora dessa hashtag também, exatamente pelo mesmo motivo. E é disso que eu falo no vídeo, dos comentários racistas e preconceituosos tanto pelo filme, pelas escolhas, quanto em cima dos atores.

E sobre a Hermione, entendo que tem gente que só achou estranho por ser diferente, mas é estranho os três atores, porque estão acostumados com a Emma, o Daniel e o Rupert. Okay, entendo, pode ser estranho mesmo, pra quem está acostumado com esses atores a tantos anos, mas, como eu disse, não estou falando disso, estou falando dos comentários racistas que tiveram em cima de Noma, somente pelo falo de ela ser negra.

Essas outras coisas foi o que algumas pessoas "justificaram" pelos comentários, mas uma coisa é você falar que é estranho por ser diferente, outra coisa é ter esse tipo de comentário ofensivo, entendem? 

Não sei se estou conseguindo passar exatamente o que quero dizer, mas acho que deu pra entender onde quero chegar e deu pra entender minha mensagem. 

Tenho certeza que ela vai ser uma ótima Hermione e que essa peça vai ser maravilhosa. Se tiver alguém muito legal aí que quer filmar a peça inteira pra me mostrar agradeço muito, tá?

É isso gente, espero que tenham gostado do vídeo e do post e, se sair alguma coisa da peça que nós estamos tão ansiosos (vocês estão ansiosos, né? Eu sei que sim) eu trago aqui pra vocês, okay? E vamos espalhar essa mensagem, fim ao preconceito.

~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário