28 novembro 2015

Versus: Divergente - LivroxFilme


Olá Skyscrapers!

Hoje eu vim trazer pra vocês a comparação do livro e do filme Divergente, lembrando que nessa comparação eu tomo como base a história do livro para listar as diferenças e contém spoilers, sempre sinalizados. 

Pode ser que eu deixe passar algum detalhe por fazer um tempo que assisti, e li o livro bastante tempo antes também, mas os fatos mais importantes estarão aqui.

Para ver a resenha em vídeo é só dar play aqui em baixo, e para ver a comparação escrita é só continuar lendo (os spoilers estão sinalizados somente no post escrito).




Pra começar já adianto que houveram muitas cenas desnecessárias que poderiam ser facilmente cortadas para colocar cenas que estavam faltando. Eu sei que são necessárias mudanças para a história do livro ir para as telonas, mas não devem-se ser perdidas informações importantes.

Um exemplo disso é a própria sociedade de Divergente, todo esse mundo distópico não fica claro no filme, se você não leu o livro antes perde muita informação no caminho, e uma cena a mais explicando isso, alguns minutinhos, já era o suficiente, mas ela não existe. Como eu disse na crítica, um filme deve se sustentar sozinho, e não com o auxílio da obra original, o que não acontece aqui.

Outras informações necessárias que foram perdidas, e aqui terão spoilers, são com algumas cenas específicas dos personagens, e vou listar alguns exemplos:

- Al não é apaixonado por Tris, como vemos no livro, e nem tem aquela amizade forte, o que faz a surpresa e dúvida pela tentativa dele de matá-la não tão importante, e a morte dele depois pela culpa também fica com pouco impacto.

- Um personagem que teve muitas cenas modificadas, e pra pior, foi Peter. A implicância dele está lá, mas foram cortadas várias cenas que nos fazem ver como realmente é a índole do personagem, como a parte que ele esfaqueia Edward. E a retirada dessa cena ainda nos traz outra dúvida: o que farão com esse ser nos próximos filmes já que não vemos como ele saiu da facção?

- Christina e Will também não ganharam suas cenas de romance e tem as cenas com Tris menores, principalmente Will, o que torna o impacto e a culpa por Tris tê-lo matado bem menores, e a reação do espectador também, já que não houve a afeição que era necessária.

- Quando Tris e Quatro brigam eles não estão sozinhos como no livro, e sim sendo observados por vários membros da Erudição, inclusive a líder (Jeanine Matthews), o que é completamente sem sentido, por duas questões: 1) se a intenção deles era matar Tris, por que não o fizeram já que estavam em grande número e ainda com Quatro como vantagem? e 2) Por que Tris não matou Jeanine quando teve a chance? Como eu disse, sem sentido.

Jeanine também recebe muito mais visibilidade no filme, creio eu que pela atriz, e com isso criaram várias cenas boas, mas também várias desnecessárias, que poderiam ter sido substituídas pelos furos que citei antes.

Então, para concluir, a base da história está lá, mas seria muito mais emocionante e impactante se houvesse mais atenção para cenas importantes, além do erro ao não apresentar o universo distópico que, na minha opinião, é inaceitável.

Eu ainda não vi nem li Insurgente, porque queria fazer esse post antes, mas espero que essas coisas não aconteçam, pelo menos não nessa proporção. Mudanças devem acontecer sim, e muitas vezes são até necessárias, mas só estou listando minhas impressões.

Na crítica que eu fiz do filme vocês podem ver que eu gostei muito, nesse post só estou listando as diferenças significativas que quem leu o livro sentiu falta, mas o filme não é avaliado com base no livro, as duas obras devem ser vistas como independentes, okay? Inclusive, recomendo os dois pra vocês.

Seguem mais links:

~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário