10 setembro 2014

Resenha: Will & Will


Oi oi gente!

E cá estou eu com a resenha de Will&Will - finalmente -, que é uma leitura muito descontraída e engraçada.

Gente, adorei a escrita do David Levithan, pretendo ler mais obras dele! Embora eu ache que ele escreve numa estrutura um pouco diferente da que vemos no livro - com a resenha entenderão o porquê - , é a história e o desenvolvimento do personagem que me cativaram. 

Sem mais enrolação, vamos à resenha:

Nome: Will & Will - Um Nome, Um Destino
Autor: John Green e David Levithan
Páginas: 352
Editora: Galera Record
Sinopse: Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em um aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.

Antes de falar da história, falarei um pouco da estrutura do livro... Os capítulos são alternados, sendo que um capítulo é escrito por John Green, e outro pelo David Levithan, voltando para JG e assim por diante. As estruturas dos dois são bem diferentes, o que facilita muito para não haver confusão de qual é o Will na hora da leitura... JG escreve da forma tradicional, digamos assim. Da forma que está na maioria dos livros, a que estamos acostumados. DL escreve tudo em letra minúscula (tudo mesmo) e os diálogos são por nome e dois pontos (tipo, "eu: blablabla tiny: blablabla o.w.g.: blablabla") entre outras coisas. Na resenha farei isso também, o Will Grayson e o escrito pelo JG e o will grayson é o escrito pelo DL. Também, para facilitar, o primeiro colocarei em negrito e o outro em itálico.
O amor está ligado à verdade.
A história começa com Will Grayson em um dia normal da escola. Will não é o tipo de cara popular, longe disso! Ele tem somente um amigo, Tiny Cooper, um grande e fabuloso gay (literalmente), que tem um club na escola - Aliança Gay-Hetero - e, pelo club, pretende fazer um musical, que inicialmente se chama Tiny Dancer, que basicamente conta a história de Tiny. Quem também sempre anda com eles é Jane, uma roqueira bem na dela, não fala muito sobre sua vida e geralmente faz coisas bem normais, mas que não perde tempo quando sabe o que quer. 

Voltando para Will, ele é um cara que prefere se afastar a discutir ou se ferir. Ele tem duas regras básicas para a vida, que são mais ou menos "não se importe e fique calado", e é nisso que ele se resume. Ele também é bem certinho, o tipo de pessoa que não faz nada de errado e que, quando faz, não consegue pensar em outra coisa.
(...) Acho que chorar é quase - assim, exceto em caso de morte de parentes ou coisa parecida - totalmente evitável, se você seguir duas regras muito simples: 1. Não se importar muito com nada. 2. Calar a boca. Todas as coisas ruins que já me aconteceram derivaram do não cumprimento de uma dessas regras.
Certo dia, Will está indo a um show com seus amigos (Tiny e Jane), e aqui paro que falar dele, continuo daqui a pouco. Vou deixar os nomes da parte do DL em minúsculo também para ficar como no livro e para ficar melhor de se identificar.

Depois vemos a história de will grayson, um menino meio emo e depressivo, que não se importa muito com as coisas, só com seguir com seu cotidiano e "sobreviver" a cada dia. Ele tem somente duas preocupações, que são o que dão um sentido aos seus dias: sua mãe e isaac. Ele tem alguns amigos, mas também não tem. Bem, como assim? Ele tem pessoas com as quais ele conversa e que se importam com ele, mas ele não confia em nenhum deles. A amiga que mais vemos é marta, mas tudo o que podemos ver da personalidade dela é que ela faz de tudo para "entrar" no íntimo de will, para que ele confie nela e para ela saber seus segredos, para ajudá-lo e tal.
Quando as coisas se quebram, não é o ato de quebrar em si que impede que elas se refaçam. É porque um pedacinho se perde - as duas bordas que restam não se encaixam, mesmo que queiram. A forma inteira mudou.
Isaac é um cara que will conheceu na internet, é alguém que o entende e a única pessoa que ele confia. Ele é engraçado, atencioso e parece ser a pessoa perfeita para will, por isso mesmo que will está apaixonado pelo cara. Eles decidem se encontrar e é isso que leva will a "viajar", e é lá que ele encontra o outro Will, dando uma direção à história.

Will e will não viram melhores amigos ou alguma coisa assim, na verdade quem liga de verdade as duas histórias é Tiny, mas vou deixar para vocês lerem isso na leitura de vocês.
- Hã, eu sou Will Grayson.
- W-I-L-L G-R-A-Y-S-O-N? - pergunta, soletrando impossivelmente rápido.
- Hã, sim - digo - Por que a pergutna?
O garoto me olha por um segundo, a cabeça inclinada, como se pensasse que eu poderia estar passando um trote nele. Então finalmente diz:
- Porque eu também sou Will Grayson.
Como eu disse no comentário das leituras de agosto, você não quer mais largar o livro depois que os dois se encontram! É demais, a leitura flui super bem e é muito contagiante. Porém, se você for muito nova (Tamires, isso serve a você também irmãzinha), aconselho que não leia, porque tem palavrões e discussões bem explícitas, o que não é legal para uma criança ler. 

Mas a coisa toda é tratada com muito humor, dei várias risadas com a história e acho que um filme desse livro seria sensacional! Tiny é demais, fabuloso mesmo, como o descrevem, e super contagiante, embora ele tenha me irritado algumas vezes. 
Tem hora que você precisa botar tudo pra fora. Toda a raiva. Toda a dor.
Me identifiquei muito com Jane, em alguns aspectos. Acho que é a personagem do John Green que mais tem a ver comigo até agora, o que fez com que eu gostasse ainda mais dela. 

O final é bem bonitinho e muito satisfatório, e é muito bom ver a mudança e a evolução de todos os personagens. Recomendo!

A leitura é bem rápida e prazerosa, um ótimo livro para se passar o tempo e até para tirar alguns exemplos. Super recomendo, gente. Meu segundo JG favorito, e uma promessa para procurar obras do DL! 

~Xoxo
Tenho a sensação de que minha vida está muito dispersa neste momento. Como se fosse um monte de pedacinhos de papel e alguém ligasse o ventilador. Mas falar com você me faz sentir como se o ventilador tivesse sido desligado por um tempo. Como se as coisas pudessem de fato fazer algum sentido. Você junta todos os meus pedacinhos, e sou muito grato por isso.

Ps: Sei que coloquei muitos quotes, mas é que eu não podia deixar de colocá-los, não consegui escolher! Sorry

2 comentários:

  1. Eu iria ler esse livro mês passado, mas como eu acabei optando por diminuir minha enorme lista de espera não deu tempo de lê-lo para o clube do livro =/ Mas espero poder lê-lo até o fim do ano <3 Pela sua resenha vejo que o livro deve ser muito bom e divertido, acho bem legal essa ideia de dois autores escreverem o mesmo livro e só pode sair uma boa historia desse dois neh? =)

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
    Participe do Top Comentarista de Setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, que pena :/
      Leia sim, pelo que vejo nas suas resenhas, temos gostos parecidos, então creio que gostará bastante do livro ^^
      Siim, o livro é super divertido! E eu ainda acompanhei todo o projeto e tal, aí foi melhor ainda pra mim, rs.

      Desculpe, esse mês não poderei participar ://

      ~Xoxo

      Excluir