21 agosto 2014

Nas Telas: Filme "Planeta dos Macacos: O Confronto" #Day82


Oi oi gente!

Hoje eu trouxe mais uma crítica de filme para vocês! Eu assisti o filme em 3D, então se você quer saber como ele foi utilizado eu falarei no final da crítica.

Esse filme pertence a uma saga, então sua resenha ou sinopse pode conter spoilers. E atenção: não é recomendado para menores de 14 anos.

Ah, e antes de colocar a sinopse e os demais dados do filme, já aviso: não se enganem com o pôster. Ao vê-lo, parece que irá ocorrer uma batalha explosiva sobre a ponte de San Francisco, mas isso não acontece em momento algum no filme.

Nome: Planeta dos Macacos: O Confronto
Sinopse: Dez anos após a conquista da liberdade, César e os demais macacos vivem em paz na floresta próxima a San Francisco. Lá eles desenvolveram uma comunidade própria, baseada no apoio mútuo, enquanto os humanos enfrentam uma das maiores epidemias de todos os tempos, causada por um vírus criado em laboratório. Sem energia elétrica, um grupo de sobreviventes planeja invadir a floresta e reativar a usina lá instalada. Malcolm, único que conhece bem os símios, tenta agir pacificamente e impedir que o confronto aconteça.
Dirigido por: Matt Reeves
Com: Andy Serkis, Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell, Toby Kebbell, Kodi Smit-McPhee, Judy Greer e Jocko Sims
Gênero: Ficção científica, Ação


O filme se inicia 10 anos após o anterior (Planeta dos Macacos: A Origem), e os humanos foram praticamente dizimados pela Gripe Simia. Essa doença acabou sendo originada em laboratório e estava sendo tentada em macacos, mas, por um descuido, o vírus acabou se espalhando e matando grande parte da população humana.

Os macacos estão mais desenvolvidos, sabem falar, construíram uma civilização, com um líder (Cesar, que vimos também no primeiro filme, e tem uma inteligência e emoções fora do comum). 

Sobre os humanos, vemos um pequeno grupo de sobreviventes, que está atrás de energia elétrica, mas há um problema: a usina que eles querem reativar fica no território dos macacos. Malcolm, junto com mais algumas pessoas, tentam negociar com os chimpanzés para poderem entrar e reativar a usina.


Em resumo, o filme se divide assim: a primeira metade com muito sentimentalismo, principalmente dos líderes de ambas as espécies, e a segunda metade com ação de sobra.

As populações estão bem equilibradas também: enquanto os macacos estão mais racionais, os humanos estão um pouco irracionais. Também há uma boa divisão de liderança e, como é de se esperar, divisão dentro do grupo: tem os que querem a paz e os que querem dizimar a outra espécie, e isso traz muitos conflitos dentro de ambas.


Então os humanos tem permissão para entrar e trabalhar na usina, e isso traz muitas consequências... Koba, um dos macacos que odeia humanos (ele era um dos macacos usados para testes laboratoriais), atira em Cesar e acusa os humanos de o terem feito, e aí começa o confronto descrito no título.

A partir daí, como dito antes, o filme é recheado de cenas de ação, e até uma pitadinha de drama, que vai te prender até o fim. 


Devo dizer que tiveram algumas partes que foram cansativas, que você percebe quem que foram colocadas com intuito de "vender" o filme, embora tenham sido bem feitas. Mas, no geral, eu gostei muito do filme.

Gostei da história, da causa usada para acabar com grande parte da população humana (e é uma coisa que eu acho que pode acontecer daqui a um tempo, sim), dos momentos de ligação com os anteriores e da base e do enredo do filme. Tiveram até mesmo alguns personagens que foram homenagens ao filme original, como Maurice, Cornelia e Olhos Azuis.

O filme é muito bom como entretenimento e também levantam algumas questões para se pensar, como os conflitos emocionais e sociais já citados acima. Com certeza é um filme que tem algo a acrescentar.

Ah, e não se sabe ao certo o que aconteceu com Will o último filme, mas há uma pista: é possível ver um X ao lado da porta de entrada da casa. O sinal costuma indicar que a área está infectada.  


Sobre o 3D, não achei bom. Ele não foi bem aproveitado, quando era usado tinha muito mais técnicas 2D do que a 3D em si e tiveram muitas cenas que poderiam ter sido muito bem aproveitadas nesse quesito e o efeito não foi usado. Não gostei mesmo e, na minha opinião, se você assistir em 2D você não perderá muita coisa.

Também não gostei muito dos efeitos dos tiros... Mas isso é opinião pessoal, achei que não convenceu, embora eu ache que ninguém prestou atenção nisso. Em contrapartida, o uso das cores no filme foi bom. Não foi algo que usaram muito, mas quando foi usado fez a diferença e foi bem aplicada.

Então é isso, recomendo, é um filme muito divertido e bem feito. Abaixo você podem conferir o trailer, até amanhã skyscrapers. Kisses.



2 comentários:

  1. Ainda não vi o filme mas pretendo vê-lo. Tenho uma expectativa grande mas realmente, pelo que eu já li sobre ele, não sei se vou gostar. Mas mesmo assim, eu vou ver.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui com muitas expectativas, não foi tão "uau" como eu pensava mas eu gostei muito do filme. O problema foi o 3D mesmo...
      Espero que você goste (:
      Beijos :*

      Excluir