12 agosto 2014

Evento "Livros em Pauta" + Lançamento do meu conto #Day73


Hello cherries!

Mais um quadro novo estreando aqui no blog, com uma capa bem diferente e fofinha pois o post em si é bem diferente dos outros que eu faço aqui, e esse especialmente terá algo a mais.

Eu vou falar um pouco sobre o evento Livros em Pauta em si, e depois falarei da parte que envolve minha pessoa em particular, o lançamento do meu conto, o encontro com os outros autores, organizadores, editor e tal, e no final vou postar algumas montagens com fotos tiradas no evento. Vou dividir a categoria do post com fotos, a primeira será o logo do evento, e a segunda será sobre meu conto. Já falei por aqui e, se quiser ver o post, clique aqui.


O evento começa às 10hs e termina às 20hs, contando com várias palestras, mesas-redondas e um momento super legal para conhecer os autores e demais profissionais da área. 

Eu cheguei mais ou menos 10:30hs, nesse horário tinha pouca gente, então pude dar uma boa passeada pelo local antes de ir para o encontro com o pessoal da editora e os outros escritores presentes. Tinha uma mesa grande com várias exposições, começando com sebo e acabando com as antologias novas, motivo de estar ocorrendo esse evento todo. Tinham HQs, revistas, pôsteres, livros de outras editoras (tinha até o "Porque Indiana João ♥) e livros mais antigos da Andross, dando uma boa variedade para quem estava querendo atualizar a estante. 

O evento ocorreu na FAPCOM da Vila Mariana, então quem conhece o local sabe mais ou menos como foi tudo por lá.

No mesmo andar, indo até os fundos, tinha uma lanchonete, que foi onde eu - e creio que a maioria dos que estavam lá - almocei. O lugar todo era bem arejado, o que deve ser muito gostoso em dias quentes, e até estava bom naquele dia, um ponto alto, até começar a ventar e esfriar... Mas isso é o de menos, não mudou em nada o aproveitamento de ninguém.

No andar de cima estavam ocorrendo as palestras. Tinham alguns lugares melhores para sentar, onde não batia tanto vento como no andar de baixo, para as pessoas conversarem, autografarem e tal, e as palestras estavam ocorrendo nas salas de aula. Vou colocar a seguir o horário das palestras, infelizmente não assisti nenhuma, mas queria muito ter visto algumas que tiveram lá.. Também tinha uma sala de descanso ou recepção, não sei direito, para os palestrantes, o que eu achei muito legal. 

11:00 até 12:30
Debate “Do original à versão final – Como funciona o trabalho de revisores, tradutores e preparadores de originais”
Com Alexandre Callari e Sandra Garcia Cortés. Mediação: Eduardo Marchiori

Palestra “Da palavra ao desenho – Como adaptar contos para histórias em quadrinhos”
Com Alex Mir

Palestra “Nem criança nem adulto – Como escrever para o público juvenil”
Com Helena Gomes

Palestra “Leitura 100% – Como ler, extraindo o máximo de aproveitamento“
Com Alfer Medeiros

Mesa-redonda “Narrativas de horror – O medo presente na literatura, games e cinema”
Com Oscar Nestarez e Vicente Martin. Mediação: Maurício Muniz

13:00 até 14:30
Encontro de escritores das coletâneas da Andross Editora e com seus respectivos organizadores
Mediação: Edson Rossatto

Clube do livro: bate-papo sobre o livro “O Alienista“, de Machado de Assis
Mediação: Grupo Traçando Livros

Mesa-redonda “Personagens da literatura ganhando vida nos quadrinhos – estudo de caso de A Liga Extraordinária e outras HQs”
Com Maurício Muniz e André Morelli. Mediação: Jota Silvestre

Mesa-redonda “Editoração: Princípios e Conceitos Básicos para se tornar um editor de livros“
Com Claudiano Avelino dos Santos e Claudenir Módolo Alves

15:00 até 17:00
Lançamento das antologias literárias da Andross Editora
Com Autores da casa

Debate “Simplificação dos clássicos: democratização da leitura ou desrespeito aos originais?”
Com Guaraciaba Micheletti e Helena Gomes. Mediação: Bruno Anselmi Matangrano

Palestra “O segundo passo – Como apresentar seu original para uma editora“
Com Walter Tierno

Palestra “Etiqueta do blogueiro – como realizar um trabalho eficiente sem manchar sua imagem” 
Com Milena Cherubim e Danilo Leonardi

Mesa-redonda “De fã a escritor – O mundo das fanfics de personagens literários“
Com Rachel Escobar, Alice Reis e Carol Policarpo. Mediação: Petra Leão

17:30 até 19:00
Sessão de autógrafos
Com Vários autores

Palestra “Mercado internacional – Como se profissionalizar em quadrinhos e trabalhar para Marvel e DC”
Com Klebs Júnior

Palestra “Fontes da ficção – Como compor narrativas fictícias a partir de fatos reais“
Com J. Modesto

Palestra “Etiqueta do escritor – Como se comportar em eventos e em redes sociais”
Com Leandro Schulai

Mesa-redonda “Literatura Nerd – O que foi, o que é e o que será”
Com Claudia Oliveira e Alexandre Callari. Mediação: Eduardo Marchiori

Como podem ver, tiveram várias palestras, debates e mesas-redondas, além do lançamento das obras e de várias atividades muito legais com os autores.

Com certeza irei no evento todos os anos, sendo como autora ou não.


O evento todo foi muito legal, como já citei acima, mas agora falarei das minhas experiências nele. Não vou falar o quanto fiquei feliz e tal porque, além de eu já ter falado, não importa quanto eu diga, eu nunca poderia dizer ou expressar o bastante. Foi um dos melhores dias da minha vida, desejo esse sentimento para todo mundo, é maravilhoso!

Bem, como eu disse, cheguei às 10:30. Dei uma olhada nos livros em exposição, mas não comprei nenhum, infelizmente. O motivo foi que eu não sabia se daria para comprar, então esperei pela hora que eu iria embora, mas quando fui comprar o que eu queria tinha acabado... mas tudo bem, tem a bienal pra compensar isso! 

Depois, fui até a última mesa - como me foi informado - e peguei o meu contrato, os meus dois exemplares e o meu crachá, dei mais uma passeada, conversei com algumas pessoas da editora e depois já fui para o andar de cima. Lá eu dei mais uma olhada pelo lugar, não entrei nas salas essa hora porque as palestras já haviam começado, conheci mais algumas pessoas e fui para a sala onde seria o encontro.

O encontro todo foi bem legal, tivemos uma aproximação maior de todo o pessoal que trabalha na editora e dos outros autores, até foram falados de alguns projetos e tal. Agora algumas curiosidades para vocês: o livro que eu publiquei, Horas Sombrias, bateu o record de contos, e realmente ficou um livro enorme, tendo quase 600 páginas; A pessoa que organizou essa obra foi Alfer Medeiros, como eu já havia falado no outro post, mas o que eu não sabia era que ele é português, e já escreveu vários livros conhecidos, livros que eu já havia lido e não me lembrava direito (por fazer tempo, eu lembro que vivia pegando na biblioteca da escola) e que eu adorava - na verdade, ainda adoro. Acho que só isso, se eu lembrar de mais alguma curiosidade que vocês possam achar interessante eu coloco depois.

Assim que acabou nós já descemos e, de verdade, as pessoas se multiplicaram. O lugar encheu muito rápido, muito rápido mesmo. Aí teve o lançamento oficial das antologias, dei vários autógrafos - o que foi muito legal, sendo para familiares, conhecidos ou desconhecidos -, peguei vários autógrafos também, conversei um pouco com o Danilo e o Guto (do Cabine Literária) e com o Alfer (organizador da obra) e os três são muito simpáticos e super atenciosos, além de conversar com outros autores, que estavam tão empolgados quanto eu - obviamente - e também eram muito legais.


Ai em cima estão algumas das imagens do dia, achei melhor fazer em montagem para não sobrecarregar o post. 

Até paguei um mico... Pois é, se não paga mico não é a Tati. O negócio é que estava trocando muito os livros com os outros autores para trocarmos autógrafos, ai veio uma menina pedir o meu e eu dei o livro pra ela também, mas ela não era autora, e ela ficou lá todo o tempo que eu estava assinando segurando meu livro. E eu só fui perceber isso quando eu fui entregar o livro e ela não estava com o crachá, nem deu tempo de me desculpar. Se por algum acaso você chegar a esse post, me desculpe. 

Quando era mais ou menos umas 19hs (acho que um pouco antes) eu fui falar com o pessoal de lá e fui embora, e aí acabou esse maravilhoso evento para mim. 

Muito legal mesmo, adorei ter participado disso e espero ter essa experiência muitas e muitas vezes. É isso gente, já me despeço aqui e deixo vocês com mais algumas fotos que eu tirei lá. Ah, e se quiser comprar o livro é só me mandar um e-mail (tati_ippolito@hotmail.com), custa 30 reais + frete. Não consegui fazer frete grátis para SP, mas posso fazer um desconto se você levar mais de um exemplar. Eu vou colocar um botão de compra lá na página "loja", mas ainda tenho algumas coisas a acertar (relacionado a esse desconto) que não estão dando certo, então por enquanto só por e-mail mesmo.

~Xoxo



2 comentários:

  1. AAAAAAH!! Eu não sabia nada disso :(
    Não acredito! Se eu soubesse eu iria, com certeeza!! E então finalmente nos veríamos! E eu ainda ganharía autógrafo! hahahah

    Mas sério, parabéns !! É uma grande conquista! Deve ser de arrepiar ver suas palavras e seu nome em um livro publicado!!
    Parabéns !!!!
    Realmente espero te ver indo cada vez mais alto!

    xoxo

    -T.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, achei que soubesse x/ Desculpa :(
      Siiim, eu iria adorar *---* Sim sim, com dedicatória <3
      Ainda podemos nos ver, quem sabe não nos encontramos em algum evento futuro (yn'

      Obrigada *-* Siim, demais! Sem palavras, é uma sensação sem igual!
      Awn, muito muito obrigada mesmo :') Desejo o mesmo pra você <3

      Saudades de você hein, temos que nos falar mais.
      ~Xoxo

      Excluir