13 agosto 2014

Crítica: Inspiration - Primeira Temporada #Day74


Oi oi gente!

Hoje vim trazer mais uma crítica, dessa vez da fanfic que deu origem ao blog. Concordei com tudo na crítica, tem até algumas coisas que eu já falei aqui antes... E, com essa crítica, significa que em breve Inspiration estará de volta! Já tenho alguns capítulo prontos, só precisam ser digitados, mas até o fim do mês terá a estreia da segunda temporada. Estou pensando em fazer um pequeno prólogo também, já que essa temporada não começa exatamente onde acaba a primeira, ou eu só coloco o tempo passado antes do início do capítulo. Se tiverem alguma sugestão, só colocar nos comentários.

Ah, e eu consegui arrumar o problema do Twitter, ele tinha sido bloqueado mesmo. Não sei o motivo, mas depois de muita ajuda de pessoas generosas e alguns e-mails para o pessoal do suporte do Twitter tudo está resolvido, então começarei a usar o Twitter em breve. Só fiquei um pouco desapontada pelo sumiço de alguns seguidores, mas tudo bem, recomeçarei do quase zero... Tiveram mais algumas coisas, mas farei um post específico para isso... 

A crítica foi feita dela Diana, lá no CDF, e eu colocarei toda a crítica com as palavras dela dentro do blockquote, depois falarei mais um pouquinho com vocês.

Status do Blog:
Nome: Inspiration.
Dona do blog: Tatii.
Fanfic a ser criticada: Inspiration.

A fanfic foi criticada até ao último capítulo.

Visual/Gadgets e outros...:
Nada a declarar.

Personagens e Sinopse:
A sinopse está bem escrita e não vejo nenhum problema na mesma. Quanto aos personagens, deve ter cuidado com o fato de os três irmãos Jonas terem idades bem próximas. Apenas um ano os diferencia. Vi que a descrição dos personagens tem alguns erros ortográficos. Tenha cuidado com isso!

Capítulos:
Antes de começar o capítulo, deveria mostrar quem está a narrar (sendo que a sua fanfic não é narrada pelo narrador, mas sim pelo próprio personagem). Mesmo sendo uma fanfic e ser mais fácil saber quem é, deverá "dizer" aos leitores.
Confesso que pelos primeiros capítulos não dá muita curiosidade para ler o resto. Parece um tema muito clichê. As duas colegas de quarto, Demi e Taylor, também têm logo uma amizade repentina. Achei estranho.
Quanto à narração, existem partes em que é necessário mais e não coloca, outras que faz uma enorme narração. Quanto à descrição, pouco faz, principalmente a meio das conversas entre as personagens (em especial todo o capítulo 7).
Consegue-se entender que quanto mais capítulos são postados mais se vê a mudança na escrita, para melhor. Gostei de ver isso!
A fanfic também tem alguns erros ortográficos mas não considero graves.
Em geral, achei a fanfic satisfatória.

Dicas:
1- Cuidado com os erros ortográficos;
2- Tenha em atenção as idades dos personagens quando os mesmos são irmãos;
3- Não faça narrações em excesso numa certa parte do capítulo;
4- Mesmo sendo narrado por um personagem, faça algumas descrições quanto a reações das restantes personagens. Se a personagem que narra estiver presente, claro.

Bem, achei a fanfic satisfatória no geral, mas os primeiros capítulos não achei que estivessem bem. Ainda assim, vi uma grande mudança ao longo dos posts. Não só de escrita mas na narração e na descrição. Parabéns!

Nota 8,5.
Fiquei muito feliz com a nota, não achei que Inspiration fosse receber tanto, juntamente pelo início da fanfic. Quando eu comecei a fanfic não tinha lá muita noção, tem muita coisa incoerente, além dos erros de português que vi que tem depois e eu não escrevia muito bem. Colocava diálogo demais e narração de menos, e realmente melhorei muito. 

Até já pensei em reescrever a fanfic, até o cap 10 pelo menos, mas eu ia ter que mudar muita coisa, não seriam só erros de escrita, teria que haver mudança de informação também e isso afetaria muito, necessitaria a fanfic ser repostada. Talvez eu faça isso um dia, mas é um projeto mais longo. 

Então peço desculpas a quem está chegando e leu aquele início, e muito obrigada a quem continuou mesmo assim e viu a minha melhora, espero que a persistência tenha valido a pena e que estejam gostando da história. Prometo que esses erros não se repetirão na segunda temporada! Ah, e quanto aos personagens, assim que acabar o 100HappyDays eu vou mexer neles e editar algumas coisas.

Muito obrigada, Diana, pela crítica. Fiquei muito feliz com a crítica e com a nota! 

~Xoxo

Selo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário