29 março 2014

Resenha: Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado


Oláaa skyscrapers, como estão?
Espero que muito bem ^^

Acho que vai dar pra conseguir manter esse ritmo... um post por semana. Sei que é pouco, mas pelo menos vou postando enquanto não recupero os arquivos. né? 

Pra quem ainda não sabe o que aconteceu, clique aqui e veja.

Hoje eu trouxe mais uma resenha dos livros lidos no desafio literário. Espero que gostem. xoxo


Nome: Mentes Perigosas: O Psicopata mora ao lado.
Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva
Páginas: 207
Editora: Fontanar
Sinopse: Os psicopatas são frios, calculistas, insensíveis, inescrupulosos, transgressores de regras sociais e absolutamente livres de constrangimentos ou julgamentos morais internos. Nas diversas esferas do relacionamento humano, eles são capazes de passar por cima de qualquer pessoa apenas para satisfazer seus próprios interesses. Mas, ao contrário do que pensamos, não são considerados loucos, nem mesmo apresentam qualquer tipo de desorientação. Eles sabem exatamente o que estão fazendo e não sofrem nem um pouco com isso.
Podemos dizer que são verdadeiros "predadores sociais", e às vezes seus atos são tão chocantes que nos recusamos instintivamente a reconhecer sua existência. Mentes Perigosas nos mostra em linguagem fluida e acessível quem são essas pessoas que estão por aí, ao nosso lado, e que desafiam a própria natureza humana. Conhecer essas mentes perversas é a melhor forma de nos proteger do efeito devastador de sua presença em nossas vidas.



Esse não é de ficção, e sim um tipo de documentário, escrito pela psicóloga Ana Beatriz Barbosa Silva. 

O livro segue alguns passos: como identificar um psicopata; como lidar com ele; histórias - fictícias ou não - usadas como exemplo; as características; os graus da psicopatia; razão/motivo para esse distúrbio, entre outras coisas.

Bom, não sei muito o que dizer sobre esse livro... não tem uma história em si, em cada capítulo é tratado um assunto diferente, mas todos relacionados com esse tema.

Para os psicopatas, as outras pessoas são meros objetos ou coisas, que devem ser usados sempre que necessários para a satisfação do seu bel-prazer.

Eu recomendo esse livro para todos que se interessam pelo tema. É um livro bem específico, então tem que ter um interesse - mesmo que for pequeno - antes de começar a ler. Ele é super completo e bem estruturado.

A escrita é muito gostosa, o livro é bem leve e rápido de se ler.

A autora cita exemplos do nosso cotidiano, o que nos faz entrar na situação com mais facilidade - e até chega a assustar um pouco dependendo do final da história. São coisas que nem imaginamos a gravidade, e está ao nosso redor.

Infelizmente, não sei muito o que dizer sem dar spoilers, já que, como eu disse, cada capítulo fala de um assunto diferente relacionado ao tema.

É muito importante que você entenda que o sentimento de pena ou de compaixão deve ser reservado às pessoas generosas, de um bom coração e que estejam em sofrimento verdadeiro. Temos a virtude de sentir tristeza frente à aflição alheia e nos compadecemos com a sua dor. A compaixão nos faz sentir mais humanos, pois enxergamos nosso semelhante como a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário