22 março 2014

Resenha: Diário de uma Paixão


Bom dia skyscrapers!

Hoje vim trazer a segunda resenha do blog. O livro de hoje é um dos livros lidos no Desafio de Férias que eu participei.
Espero que gostem da resenha.


Nome: Diário de uma Paixão
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 251
Editora: Novo Conceito
Sinopse: A história começa no início de outubro de 1946 quando dois jovens, Noah Calhoun e Allison Nelson, se conhecem e se apaixonam perdidamente. Tudo parece perfeito, quando a família de Allie a impede de continuar a vê-lo devido a enorme diferença de classe social entre os jovens. Allie e Noah, lutam para levar uma vida normal, mesmo estando distantes. Até que um artigo de jornal muda tudo e reacende um amor há 14 anos adormecido.






O livro se passa com Noah Calhoun lendo um diário - seu diário - para uma mulher idosa, que é sua mulher, mas ela não se lembra de sua vida por ter Mal de Alzheimer. Ele conta a história de si mesmo, com uma mulher chamada Allison. 

Noah e Allie se conheceram em uma viagem que a menina vez à sua cidade quando ele tinha 17, se não me engano. Ela foi seu primeiro amor, e ele o dela. Mas, uma hora as férias tem que acabar, e Allie vai embora com sua família.

Noah fica mandando cartas que nunca são respondidas e, quando ele finalmente aceita que acabou, ele decide ir embora para tentar recomeçar sua vida, já que tudo naquela pequena cidade o lembra de Allie.

"O meu pai me contava que a primeira vez que a pessoa se apaixona muda a vida dela para sempre, e por mais que se tente, o sentimento nunca desaparece.(...)"
Aos 31 anos, Noah volta para sua cidade natal e compra a casa que ele sempre sonhara em ter - e até havia contado à Allison quando se conheceram -, para de trabalhar e usa todo o dinheiro que tinha guardado para viver enquanto reforma a casa, trabalhando nela todo dia, o dia todo.

Allie, 29 anos, vê uma manchete no jornal sobre essa casa e decide ir fazer uma visita para rever Noah, e finalmente dizer adeus. Allie é noiva de Lon, um homem da alta sociedade que só pensa em trabalhar, então não liga de Allie dizer que está indo para lá sozinha, embora não diga para ele o real motivo.

Ao reencontrar Noah, sentimentos que ela achava que haviam desaparecido voltam com toda a intensidade, e Noah, que ainda mantinha seus sentimentos, os sente ainda mais forte. 

Allie sabe que é errado e, embora queira reviver seu pequeno romance com Noah, ela ama Lon e tem em mente que esta visita é somente para lhe dizer adeus.

Naquele dia, os dois ficaram contemplando o pôr do sol e comeram juntos sob as estrelas.
É por histórias como essa que Nicholas Sparks me cativou e hoje é o meu autor favorito. Além de o livro ser super envolvente, fazendo com que você queira devorá-lo em um único dia, ele trata um tema que eu gosto muito, que é a saúde mental. Eu sei, podem me chamar de louca. Mesmo a doença sendo citada em uma proporção mínima, você já sente o que a personagem sente e torce pelo seu milagre.

Noah é muito romântico e apaixonado por poemas, sendo que isso se reflete no livro inteiro e é uma das marcar do personagem. Logo você se envolve por essa característica e fica ansioso pela próxima citação.

A linguagem é bem simples e, como eu disse antes, a leitura te envolve a ponto de querer ler tudo no mesmo dia - o que acho que pode ser facilmente conquistado. 

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outro pessoa com toda a minha alma e o meu coração e, para mim, isso sempre bastou" - Noah Calhoun

Nenhum comentário:

Postar um comentário