03 maio 2014

Resenha: A Ascensão do Governador


Bom diia tributos! Como vocês estão? 
Hoje eu trouxe uma resenha de um livro que eu já li há um tempinho, o primeiro da série The Walking Dead, então se eu esquecer de alguma coisa me desculpem.

Mas Tati, se faz tempo que leu e pode esquecer por que vai postar mesmo assim?
Porque lerei os próximos, e não vejo sentido em postar os outros sem postar o primeiro, certo? Assim como Fallen, já postado, e Tormenta, que ainda vou postar.

Bom, agora vamos à resenha:

Nome: A Ascensão do Governador (Série The Walking Dead - Livro 1)
Autor: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Páginas: 361
Editora: Galera Record
Sinopse: No mundo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Com seu senso doentio e muito particular de justiça, ele força prisioneiros a lutarem contra zumbis em uma arena, para delírio dos moradores entediados. Também não é incomum vê-lo dilacerar as entranhas daqueles que cruzam seu caminho. Eleito pela revista americana Wizard o “vilão do ano”, ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos.
Em (The Walking Dead: A Ascensão do Governador), os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filhinha Penny e seu irmão Brian. Junto com dois grandes amigos, eles formam um grupo de resistência nada comum. O objetivo é cruzar o estado da Geórgia, percorrendo os 30 km que separam Waynesboro de Atlanta. A missão aparentemente simples é na verdade um desafio: estamos no meio de um apocalipse zumbi. 
As cidades foram abandonadas, os meios de comunicação estão mudos e o único som do universo são os gemidos incessantes de seres que um dia já foram humanos. Lutando para encontrar comida, armas e esconderijos seguros, os cinco vão enfrentar um cenário de completa desolação a caminho do mítico centro de refugiados. A única certeza de Phillip é a de que fará tudo para salvar sua família. Quem sabe assim também consiga salvar a própria alma.



O livro conta a história de Brian Blake, seu irmão Philip, sua sobrinha Penny e seus amigos - ou melhor, amigos de seu irmão - Bobby e Nick, nos primeiros dias após o início do apocalipse zumbi.

A escrita já tem marcas perfeitas de suspense desde o início, te prendendo logo que começa a leitura. Temos também uma morte logo no início, nos primeiros capítulos, mas vou deixar o mistério para a leitura de vocês.

O foco é da família Blake, onde Philip é o irmão mais novo, porém mais corajoso, mais durão, com o perfil de chefe - por esse motivo ele é o líder do grupo -, irmão mala e pai extremamente carinhoso e cuidadoso. Bobby e Nick são quase como Philip, só que um pouco menos grosseiros. Nick é ainda mais parecido com ele do que Bobby. Brian é o "irmão mais velho molenga". Ele passa mal ao ver os corpos ou a morte dos zumbis, fica apavorado como uma criança, tem medo e simplesmente não consegue usar a arma, mesmo nos momentos que quis, seu corpo simplesmente age ao contrário. Penny e a criança assustada, inteligente e, surpreendentemente, tem um estômago muito forte. Penny é muito apegada a Brian.
- Sempre que eu falar a senha, quero que você se lembre de uma coisa.
- O que é?
- Eu quero que você se lembre de que vai chegar um dia em que não vai mais ter que fechar os olhos. Vai chegar o dia em que tudo vai melhorar e que toda essa gente doente não vai mais existir. (...) Qual vai ser a palavra?
(...)
- Longe - diz ela. - O código secreto vai ser longe.
Nós vamos acompanhando a jornada do grupo por casas, comércios abandonados e qualquer que seja o abrigo que passam a noite, com destino para Atlanta, onde acredita-se que há um abrigo para os sobreviventes.

A chegada deles a Atlanta dá início à parte 2 do livro.

Surpresa: Atlanta também está dominada por zumbis. A única coisa que tem a fazer é sair dessa cidade infestada, lotada, e procurar algum lugar em que possa seguir a vida, pelo menos por um tempo.

No decorrer de sua jornada, eles encontram outro grupo de sobreviventes. Eles tem suprimentos e um bom lugar para morar, e os acolhem. Eles os ajudam a "limpar" o resto do prédio, a sair e buscar o que for necessários nas lojas próximas, zonas de segurança, dentre outras coisas.

Essas pessoas são uma família, composta por David Chalmers, o pai, que está doente, April, a filha mais nova, que foi quem os encontrou e os levou para seu abrigo, e Tara, a irmã mais velha e com uma paciência e uma simpatia bem pequenas. Penny fica muito apegada à April.

Devido a um incidente que não vou falar aqui, Philip bota tudo a perder e ele e seu grupo são expulsos de lá. Sem armas e sem suprimentos. Terão que recomeçar.

No decorrer do caminho, eles vão passando a noite em mais alguns lugares e também acabam encontrando com mais sobreviventes mas, desta vez, eles não querem ajudá-los, querem a morte deles. Não postarei detalhes desta parte.

Ao saírem da cidade de Atlanta, temos o fim da Parte 2, começando a última parte do livro: A Teoria do Caos.

Não vou entrar em detalhes, novamente, já que passamos do meio do livro, mas digo uma coisa: Woodbury está próxima, o fim do livro se passa lá.
Do ponto de vista moral, nunca se deve matar uma pessoa, nunca, mas, eticamente, que é algo um pouco diferente, deve-se adotar o princípio de matar somente em legítima defesa. Mas Philip não acha que o que estão fazendo é matar. Não dá para matar o que já está morto. Eles estão é esmagando, como se fosse um inseto, e seguindo em frente, sem parar para pensar tanto.
O livro é sensacional! Eu poderia ficar horas - ou muitas páginas, rs - falando dele, mas não quero dar spoilers... O que posso dizer é que quem lê não se arrepende.

Eu li antes de aparecer o governador na série, o que pra mim foi muito bom, pois eu não sabia o que esperar. Mas para quem já o viu, não tem problema, você vai adorar saber a sua história, e quem sabe até criar um pouco de simpatia pela série. Para quem ainda não assistiu a série, eu também recomendo, e você vai entender porque a parte dele na série se passa depois desse primeiro livro, então não tem uma relação tão forte, vai dar para entender perfeitamente.

O que eu mais gostei no livro, além do suspense e do terror todo, é a evolução do Brian. Ele começa a pegar malícia no decorrer do livro, e você vê a transição dele do nosso mundo para o mundo do apocalipse, uma transição necessária para a sua sobrevivência. 

Você entende o porque do jeito de cada um. Muitas vezes você pode não concordar, como eu não concordei, mas você entende cada comportamento, cada resposta, e isso é muito bom. 

Outra qualidade da estória é que ela é bem descritiva, e muito detalhada. Você realmente vive a cena, não somente a imagina. Também é uma escrita leve, podendo fazer você passar de uma cena divertida para extrema aflição sem você nem mesmo perceber a transição rápida, ocorre de forma natural. 

O livro é ótimo, recomendo a todos, até quem não é muito fã do tema deve tentar. É uma história que relerei muitas vezes, e espero que logo eu traga as resenhas dos próximos da saga para vocês.

~xoxo
Tudo por causa de Penny. Ela é tudo o que restou para Philip. É a única coisa que faz a vida dele valer a pena, a única salvação para sua alma ferida.

2 comentários:

  1. Oi Tatii! Desculpa o atraso a responder à sua pergunta no Críticas de Fanfics.
    Sim, pode enviar agora e depois enviar de novo com mais capítulos e pode ser como o mesmo crítico ou não.

    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, não tem problema (:
      Muito obrigada, vou mandar a minha fic logo logo *-*
      Beijos :*

      Excluir