31 dezembro 2013

Sorte ou Azar? - Capítulo 6


Pisquei para ela. Miley parecia perfeitamente séria, encostada na porta. Ainda estava com o minivestido preto e a maquiagem continuava perfeita. Quatro horas sentada numa cadeira de plástico na sala de uma emergência de hospital não tinham feito nada para atrapalhar sua beleza.
Nem mesmo cansaço, sono ou sei lá... o vento. Nada. Ela estava perfeita, como sempre. 
- Uma o quê? – Minha voz embargou na palavra quê
- Uma bruxa, claro. – My deu um sorriso tolerante. – Sei que é, não adianta negar. Uma feiticeira sempre conhece outra.
Comecei a acreditar, não tanto pelo que My havia dito, mas pelo modo curiosamente tenso com que ela mantinha o corpo – como o nosso gato Stanley sempre fazia lá em casa, quando está se preparando para atacar –, que Miley falava sério. 
Essa é a minha sorte. Seria legal se ela só estivesse brincando.

Escolhi as palavras com cuidado: 
- Miley, desculpe, mas estou cansada, e realmente quero dormir. Talvez a gente possa falar sobre isso outra hora, certo? 
Foi a coisa errada a dizer. De repente, Miley ficou furiosa. 
- Ah – ela se empertigou. – Ah, então é assim, não é? Você acha que é melhor do que eu porque está treinando há mais tempo, é? É isso? Bom, deixe-me dizer uma coisa, Jinx. Por acaso sou a bruxa mais poderosa do meu grupo de bruxas, do meu conven, sabe. Chelsea e Emily? É, elas não têm nada do meu nível. Ainda estão fazendo feitiços de amor idiotas. Que não funcionam, por sinal. Na escola tem gente com medo de mim, de tão forte que sou. O que acha disso, senhora todo-poderosa? 
Meu queixo caiu. 
O negócio é que eu deveria saber. Não sei por quê – quando mamãe contou a tia Jennifer sobre o que havia acontecido, e tia Jennifer sugeriu que eu poderia ficar um tempo em Nova York – pensei que estaria segura aqui. Eu deveria saber. Deveria mesmo. 
- Isso é por causa do que aconteceu esta tarde? – perguntou Miley. – O lance da maconha? Você ficou com raiva porque descobriu que eu uso drogas?

Ainda perplexa, até mesmo traída, mesmo sem saber o motivo – tia Jennifer não podia fazer idéia do que sua filha estava aprontando, caso contrário teria posto um ponto final –, falei: 
- Não, Miley, de verdade. Não me importa o que você faz. Bom, aliás, eu me importo. E acho estupidez ficar tomando remédios que não foram receitados para você... 
- A Ritalina é só para eu passar pelas provas – interrompeu Miley. – E o Valium é só... bem, algumas vezes tenho dificuldade para dormir. Só isso. – Miley havia atravessado o quarto, e agora afundou na cama. – Não sou do tipo que pega pesado, nem nada. Não uso ecstasy, nem cocaína, nem nada assim. O que é? Seu conven é contra usar drogas, ou algo assim? Meu Deus, isso é tão antiquado! 
- Miley – eu não conseguia acreditar que isso estava acontecendo –, eu não pertenço a um conven, certo? Só quero ficar sozinha. Sem ofensas, mas estou cansada de verdade. 
Agora foi a vez de Miley piscar e, quando fez isso, ficou tão parecida com uma coruja, me olhando como se eu fosse uma daquelas torneiras de cisne no banheiro que tivesse começado a falar de repente. Por fim, disse: 
- Você realmente não sabe, não é? 
Balancei a cabeça. 
- Não sei o quê? 
- Que é uma de nós. Você deveria ter suspeitado. Afinal de contas, as pessoas chamam você de Jinx. 
- É, elas me chamam de Jinx – respondi com uma amargura que não tentei disfarçar – porque, como disse o seu irmãozinho, tudo que eu toco estraga. 
Mas Miley estava balançando a cabeça. 
- Não. Não estraga. Hoje não estragou. Jinx, eu olhei você. Estava falando ao telefone com mamãe, e entrei em casa e vi a coisa toda, da sala de estar. – Os olhos de Miley estavam tão brilhantes que pareciam cintilar à luz suave do abajur. – Foi como se você soubesse o que ia acontecer antes que alguém fizesse alguma coisa. Você tirou o Joe do caminho ANTES que a bicicleta batesse na calçada. Você não sabia que o mensageiro ia virar naquela direção. Não tinha como saber. Mesmo assim, não sei como, mas você sabia. Alguma parte de você sabia... 
- Claro que uma parte de mim sabia – falei, frustrada. – Eu tenho muita experiência. Se estou por perto, a pior coisa possível que pode acontecer, vai acontecer. É a história da minha vida. Não consigo não estragar todas as coisas, sempre há algo a mais para estragar. 
- Você não estragou nada, Jinx. Você salvou a vida de uma pessoa. A vida do Joe. 
Balancei a cabeça de novo. Era incrível. Era disso que eu tinha vindo me livrar aqui. E agora estava começando tudo de novo. Minha prima Miley, a última pessoa no mundo que eu teria suspeitado, estava tentando começar a coisa toda de novo. 
- Olha, My, você está fazendo uma tempestade em copo d’água. Eu não... 
- Sim, Jinx. Sim, você fez. É o que Joe disse. Se você não tivesse feito o que fez, Joe seria uma panqueca no asfalto. 
De repente meu estômago estava doendo mais do que a cabeça. 
- Talvez... 
- Jinx você vai ter de encarar. Você possui o dom. 
Minha respiração congelou na garganta. 
- O... o quê? 
- O dom – repetiu Miley. – Vovó nunca lhe contou sobre Branwen? 
Soltei um riso nervoso. O que mais poderia fazer? 
- Quer dizer aquela história maluca sobre a tataravó dela, ou sei lá quem? – Tentei demonstrar o máximo de escárnio possível. – Qual é, Miley. Não diga que acredita naquela baboseira. É só uma história maluca que vovó inventa quando as coisas estão chatas no grupo de bridge dela lá em Boca... 
- Não é baboseira – Miley pareceu irritada. – E não é uma história maluca. Nossa tata-tataravó Branwen era uma feiticeira, lá no País de Gales. E Branwen contou à filha, que contou à filha, que contou à filha, que contou à vovó, que a primeira filha da filha dela... isso só acontece com as primeiras filhas... teria o dom. O dom da magia. Algumas vezes o dom pula algumas gerações, acho. Tipo, você, tem o cabelo ruivo de vovó, mas nem sua mãe nem a minha têm. 
Minha mão foi defensivamente para o cabelo, como sempre acontecia quando alguém falava dele. 
- Miley, realmente não...

- Você não vê? Nossa tata-tata-tata-tataravó Branwen estava falando de nós. Nós somos a próxima geração de bruxas da família. 
Ah, cara. Respirei fundo. O nó no estômago havia se transformado numa bola de boliche oficial. 
- Sem ofensas, My. Mas acho que você andou vendo episódios demais de Charmed. Ou isso ou ainda está na onda desde que saiu do caramanchão.
Miley suspirou. 
- Acho que terei de provar, não é? 
Olhei-a, nervosa. 
- Como vai fazer isso? 
- Não se preocupe – ela riu. – Não vou fazer o colchão levitar nem nada. – Ela desceu da cama e foi para a porta. – A coisa não funciona assim. Fique aqui. – Ela foi para o corredor. 
Fantástico. Agora minha prima Miley acha que é bruxa. Isso era tão... típico. Pelo menos da minha sorte. 
Sem saber o que fazer, peguei o espelho de mão e olhei de novo para o hematoma. Não havia dúvida. Era um hematoma, e não um galo. Era horrendo e de jeito nenhum iria sumir a tempo do meu primeiro dia de aula. Minha escola nova, exclusiva e PARTICULAR em Manhattan. Sempre que eu pensava nela, me dava vontade de vomitar. 
Ah, bem. Para começar, não sou nenhuma rainha da beleza. Como foi que Liam, o amigo de Miley me chamou? Ah, é. Ruiva. Era isso que eu deveria esperar na segunda-feira? Gente zombando de mim porque tenho cabelo ruivo e venho de um estado tradicionalmente rural? Estou destinada a ser a prima Demetria de Iowa pelo resto da vida? 
Bem, é melhor do que ser chamada de Jinx. Acho. 
Miley voltou para o quarto trazendo uma caixa de sapatos. Fechou a porta e pôs a caixa em cima da cama. Havia algo no modo delicado como ela manuseava a caixa que fez a bola de boliche no meu estômago parecer que se transformava em algo ainda maior. Uma bola de basquete, talvez. 
- Se você abrir a tampa dessa caixa – falei – e alguma coisa pular em cima de mim, juro que mato você.

- Nada vai pular em cima de você. Não seja idiota. – Miley sentou-se e tirou cuidadosamente a tampa. Peguei-me inclinada para a frente, num esforço para ver o que estava no meio daquele papel de seda, mesmo tendo quase certeza de que não queria saber. 
Então Miley enfiou a mão na caixa e pegou... 
... um boneco. 
Minhas entranhas se reviraram. Mal consegui sair da cama e ir até o vaso sanitário antes que cada pedaço do frango kung pão e das costeletas que eu havia comido uma hora antes saltassem para fora. 
Não sei quanto tempo fiquei ali, arfando. Mas quando saí do banheiro – tenho de admitir que sentindo-me um pouco melhor, pois o emaranhado de nervos no meu estômago do tamanho de uma bola de basquete havia se encolhido até o tamanho de uma castanha – Miley ainda estava sentada na beira da minha cama, com o boneco no colo. 
Tentei afastar os olhos daquele boneco. 
- Você está legal? – perguntou Miley, parecendo genuinamente preocupada. 
Só confirmei com a cabeça e me arrastei de volta para baixo das cobertas. Os lençóis – que eram muito mais macios do que os da minha casa – estavam frescos e davam alívio à pele.
- Isso foi nojento – comentou Miley. 
- Eu sei – respondi, com a cabeça afundando nos travesseiros fofos e de alta densidade. – Desculpe. 
- Quer que eu chame a minha mãe? 
- Não – fechei os olhos. – Vou ficar legal... Não acho boa idéia ficar mexendo com bruxaria, Miley. 
- Por quê? – Miley pareceu genuinamente surpresa. – Está no nosso destino genético. E vem funcionando, você sabe. Ele não namora ninguém desde que eu fiz o boneco. E vem aqui depois da escola praticamente todo dia. 
Pensei no que Robert e os outros haviam dito. Um motivo muito mais provável para Joe vir à casa dos Pitt todo dia poderia ser o fato de Petra estar lá, e não o fato de Miley ter feito aquele boneco. 
Mas não falei em voz alta. Só disse: 
- Parece, bem... não sei. Um tipo de assédio. 
- Bem – zombou Miley –, você deve saber dessas coisas.

Abri os olhos para lhe lançar um olhar feio, mas não falei nada. O que poderia dizer? Ela estava certa. 
Em mais sentidos do que imaginava. 
- Tanto faz – Miley deu de ombros. – Olha isso. 
Então ela tirou uma agulha que estivera enfiada na caixa de sapatos e cravou na cabeça do boneco Joe. 
- Ei! – gritei, sentando ereta na cama, com o coração martelando. – O que você está fazendo? 
- Relaxa. Estou furando os pensamentos dele. Viu? Agora ele só consegue pensar em mim. 
Vou admitir que meio que esperei algum tipo de berro vindo do quarto do Joe na casa ao lado. Felizmente só escutei o borbulhar da fonte no jardim lá embaixo e uma sirene de polícia em algum lugar da cidade. 
- Nossa! – Fiquei olhando My girar a agulha no crânio recheado de algodão de Joe. – Eu não teria tanta certeza de que é em você que ele está pensando. Acho que ele está pensando em tomar um analgésico. 
- Joe não está namorando ninguém desde que eu fiz esse boneco. 
- Você já disse isso. – Então, com relutância, porque não sabia direito como Miley iria reagir, perguntei: – Mas ele já convidou você para sair? 
- Bem – My guardou o boneco de novo na caixa de sapatos. – Não exatamente. Mas eu já disse, ele vem aqui todo... 
- ... dia depois da escola. É, você disse isso também. – Balancei a cabeça. – Olha, sinto muito, My, mas esse... esse lance de bruxaria... Não é boa idéia. Confie em mim. Certo? 
- Não é um lance de bruxaria. E não é uma ideia. É um fato. Eu sou uma bruxa. Você provavelmente também é, sendo uma primogênita. 
A castanha no meu estômago havia se transformado numa laranja. 
- My. Quero dizer, Miley. Sério. Podemos falar sobre isso outra hora? Porque realmente não estou me sentindo muito bem. 
Miley recolocou a tampa da caixa.
- Se você estiver sentindo alguma coisa, só pode ser alívio. Em saber que, finalmente, não está sozinha. – Miley se inclinou para frente e pôs a mão sobre a minha. – Você não é uma aberração, Jinx. 
Se ao menos ela soubesse! 
- Nossa. Obrigada. Isso é... reconfortante.

- Sei que é muita informação para ser digerida de uma vez só – continuou Miley. – E vou admitir que foi um choque para mim, também. O fato é que desde que vovó me contou essa história pela primeira vez, em nossa última visita à Flórida, achei que era eu. Que era de mim que Branwen estava falando, a neta a quem seu dom seria passado. Mas não há como negar que, depois do que vi hoje, você, Jinx, também tem o dom. E precisa admitir que é bem provável que, depois de passar por tantas gerações, a previsão de Branwen possa ter se embolado um pouco. Ela devia ter falado das filhas das filhas de vovó. E não da filha da filha. Porque vovó tem duas filhas, e cada uma tem uma filha. Por isso, devemos ser nós duas. Nós duas somos feiticeiras. Pode haver espaço para duas bruxas numa geração, não é? 
Sem esperar minha resposta, My continuou: 
- Então, agora você só precisa aprender a usá-lo. Quero dizer, o dom que Branwen deixou para nós. Posso ajudar você totalmente com isso. Você só precisa ir a uma reunião do nosso conven. Com nossos poderes, quer dizer, com o seu e o meu combinados, não há como saber o que poderemos fazer. Dominar a escola, para começar. Mas por que parar por aí? Meu Deus, Jinx. A gente podia dominar o mundo
Reagi depressa: 
- Não. 
Miley ficou surpresa. 
- Por quê? 
- Porque – respirei fundo de novo. Ela ia ficar com raiva. Eu sabia. Mas a raiva era melhor do que ela descobrir a verdade – não acho que mexer com magia seja uma coisa boa, sabe? Quero dizer, não sei muito sobre isso, mas digamos que seja realmente verdade, que nossa tata-tata-tata-não sei das quantas fosse uma feiticeira, e que tenha passado seus poderes para nós. Seria realmente justo a gente usar isso para prender os caras? Quero dizer, pelo que sei sobre bruxaria, ela não exige que os praticantes usem o poder para fazer o bem, e não o mal?

- Como pode ser ruim fazer o cara de quem você gosta ficar a fim de você? – Miley revirou os olhos. – Por favor. Nem começa a me falar sobre aquela besteira de respeitar a natureza, cultuar as árvores... 
Tive de me segurar par não lhe dar um tapa. 
- Não é besteira – contive minhas mãos, com esforço. – Pelo que sei, feitiços tem tudo a ver com usar a natureza, a energia da natureza. Se você não respeita aquilo de onde está tirando seu poder, esse poder se vira contra você. E se estiver usando esse poder para alguma coisa negativa, como esse seu boneco, cujo objetivo básico é roubar o livre-arbítrio do Joe de gostar de quem ele quiser, então você terá negatividade de volta. 
Miley não pareceu mais surpresa. Agora estava furiosa. 
Os lábios bonitos dela haviam praticamente sumido, tamanha a força com que os apertou, formando uma linha extremamente fina em seu rosto.
- Ótimo – disse ela. – Ótimo. Eu esperava que você tivesse a mente um pouco mais aberta com relação a isso. Afinal de contas, é a sua herança. Mas se quiser ser uma caipira sem sofisticação durante a vida toda, a decisão é sua. Só lembre, Jinx. Nós estaremos aqui quando você mudar de ideia. 
Ela se levantou, segurando a caixa que continha o boneco do Joe, e foi andando. 
- Na verdade – acrescentou quando chegou à porta –, nós estamos em toda parte. 
Como se eu já não soubesse.


4 comentários:

  1. Oi Tatii! Sim, nós também criticamos shortfics.

    ResponderExcluir
  2. Demorei a comentar mas aqui estou eu. Estou lendo ainda os primeiros capítulos da Inspiration. Estou gostando muito!
    Feliz ano 2014!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estela *-* Que bom que está lendo, obrigada mesmo por vir conhecer minha fic <3
      E que bom que está gostando, fico muito feliz *-*
      Feliz 2014 pra você também!
      Beijoos :*

      Excluir