09 novembro 2013

Vestibulares


Hello skyscrapers. Vim hoje aqui para falar algumas curiosidades sobre os vestibulares. Sei que muitos (como eu) vão prestar as provas de vestibular nessas semanas, tirando os que já prestamos. Então hoje decidi vir a vocês dar umas dicas sobre alguns vestibulares, sobre as características deles. Peguei as informações no jornal estadão, e achei muito legal, espero que gostem também. Além das dicas do estadão, darei algumas minhas junto e, mesmo os vestibulares que são amanhã (como o da Unicamp), vale a pena ler umas diquinhas né. Então vamos lá!

Unesp
Não tem questões de múltipla escolha, só dissertativas na segunda fase. A prova conta com 90 questões. Exige temas específicos do ensino médio. Em química, por exemplo, costuma cair termoquímica, reconhecimento de funções orgânicas. "As provas são mais simples, mas ai é que mora o perigo. Para ser aprovado, não adianta ir bem, tem de ir muito bem", considera o coordenador de vestibular do Colégio Bandeirantes.
Data da prova: 17/11
Segunda fase: 15 e 16/12
Vagas: 7.259
Resultado: 27/01/2014

ESPM
A interpretação de texto é bem elaborada, pois exige conhecimentos gerais, atualidades, informações contidas em propaganda e mídias. Podem ser abordadas questões sobre os protestos no país e a espionagem americana. Não caem física, química e biologia.
Data da Prova: 10/11
Segunda Fase: Não tem segunda fase
Vagas: 740
Resultado: 14/11

Fuvest
A primeira fase é composta por 90 questões, divididas em quatro blocos. A disciplina mais importante é português, que representa 25% da nota total da primeira fase. O aluno precisa saber interpretar conteúdos. Inglês é considerado fácil. A prova é longa e o candidato precisa tomar cuidado para não se perder. Na redação, é pedida uma dissertação.
Data da Prova: 24/11
Segunda Fase: 5, 6 e 7/01/2014
Vagas: 11.057
Resultado: 01/02/2014

Unicamp
É um dos vestibulares mais elaborados, com prova exportada para outros países. A primeira fase tem questões de múltipla escolha,de conhecimentos gerais. Costuma trazer três propostas de redação, que é prioridade. Nos textos, não exige somente dissertação: já foram pedidos bula de remédio, receita de bolo, carta, verbete de dicionário e narração. Os temas geralmente são sociais. A abordagem da questão não é interdisciplinar: o foco é realmente a disciplina. Em matemática, a trigonometria costuma ser cobrada.
Data da Prova: 10/11
Segunda Fase: 12, 13 e 14/01/2014
Vagas: 3.460
Resultado: 03/02/2014

FGV
Trabalha com temas sociais e questões políticas. A prova não contém conceitos profundos da área de exatas, mas exige conhecimentos de atualidades. A prova de inglês é uma das mais difíceis. A universidade busca aluno super atualizado e traz notícias de revistas estrangeiras.
Data da Prova: Dividida em:
Administração: 8/12
Economia: 01/12
Direito: 10 e 15/11
Segunda Fase: Dividida em:
Economia: 15/12
Direito: 9 e 13/12
Vagas: 370
Resultado: Dividido em:
Administração: 13/12
Economia: 10/01/2014
Direito: 20/12

PUC-SP
O vestibular possui apenas uma fase, com 45 questões objetivas e 10 dissertativas. A redação é dissertativa. A prova beneficia os estudantes que conseguem organizar suas ideias com clareza, pois exige atenção no enunciado.
Data da Prova: 01/12
Segunda Fase: Não tem segunda fase
Vagas: 2.720
Resultado: 18/12

Mackenzie
A prova segue o modelo mais tradicional, com questões específicas de múltipla escolha. São 120 testes em dois dias de prova. É uma das particulares que apresenta maior número de questões. Como a prova é longa, muitos candidatos não conseguem responder tudo. Os testes variam de acordo com a área pretendida. A redação de exatas é mais objetiva do que a de humanas. Em literatura, costumam ser cobradas as características dos autores. Todos os anos tem perguntas sobre Machado de Assis. Em química, geralmente são cobradas questões de radioatividade.
Data da Prova: 09/12
Segunda Fase: Não tem segunda fase
Vagas: 4.270
Resultado: 9/01/2014

ITA
A prova exige conhecimento de conteúdo, não interpretação. Trabalha com memorização. O aluno precisa ter domínio grande de conteúdos e fórmulas do ensino médio. O teste é longo, tem curta duração e é muito concorrido. Matemática, física e química são os conteúdos mais priorizados. Inglês é eliminatório: nota inferior a 4 desclassifica automaticamente o candidato. Das provas citadas, é considerada a mais difícil.
Data da Prova: 10, 11, 12 e 13/12
Segunda Fase: Não tem segunda fase
Vagas: 170
Resultado: 28/12

Agora uma dica para todas as provas:
Não subestimem nenhuma prova, se está fácil para um, está para todos, assim como se está difícil para um está para todos também. Se esforce, dê o seu máximo, leve cada prova como única, não fique se prendendo a uma só, o tempo é curto. Por exemplo: se fizer o Unicamp amanhã, depois de amanhã já esqueça e se prepare para a Unesp, se ao corrigir a Unesp ver que foi muito mal em determinada matéria, ignore e comece seus estudos para a Fuvest. Tenha familiaridade com a prova que você vai prestar, e vá tranquilo.

Boa sorte a todos, espero que as dicas tenham ajudado.
beijoos :**

4 comentários:

  1. Oi Tatii! Eu nem sabia se havia pessoas a lerem o meu blog.Estou triste com o blog,não tem recebido comentário e desanimei.Obrigada pelo comentário. Vou continuar sim. Vou postar um capítulo daqui a uns minutos.

    Estou a começar a ler o seu blog, vai demorar um pouco porque são muitos posts mas com certeza que vou ler rápido.A fic parece ser muito boa!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sei bem como é isso... já pensei em desistir por esse motivo também. Mas fica tranquila, logo logo enche lá *-* E pode deixar que verei sempre. Obrigada por me avisar (:
      Aeeee! Vou no aniversário do meu primo agora, assim que eu voltar eu leio lá *-*
      Owwn, obrigada *-* Se quiser tem uns resumos, acho que fica melhor (:
      Beijos, e obrigada mesmo

      Excluir
  2. tatii sah linda, eu abandonei os blogs :( dessanimei mas ainda continuo escrevendo eles, só não posto mais, ainda bem que você voltou poste logo, e estava com muitas saudadisss *--* bjão poste logo como sempre peço kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu achei que tava só em hiatus :(
      Eu ia perguntar antes, mas não achei o campo dos coments.... ai quando recuperei o blog consegui entrar nos arquivos e achar seu outro (:
      Ah, então volta a postar, você escreve tão bem *-* Se voltar eu divulgo ele aqui ;D
      Pode deixar ^^
      Estava com muitas saudades tambéem *---*
      kkkk, ok, pode deixar. E a fic Niley ta quase pronta *0*
      Bjãao :* E obrigada por não me esquecer s22

      Excluir